Os trabalhadores da Fiocruz aprovaram nesta quinta-feira (17/09) a suspensão da greve com mudança de estratégia de luta. Os servidores, no entanto, se mantêm em Assembleia Permanente/estado de greve. Uma nova Assembleia já está convocada para terça (22/09), às 13h30, na quadra de Esportes da Asfoc.
O Sindicato segue cobrando ações mais incisivas da Presidência da Fiocruz e do Ministério da Saúde pela retomada do processo de negociação. Durante a Assembleia, os trabalhadores apontaram a necessidade de que a Comissão do CD faça “plantão” em Brasília por avanços nas discussões da pauta específica.
A categoria também definiu um calendário de atividades para aumentar a mobilização e fortalecer as ações dos servidores públicos federais. Os trabalhadores da Fiocruz decidiram aderir ao Dia Nacional de Lutas, orientado pelo Fórum dos SPFs, contra o pacote de ajustes econômicos anunciado pelo governo, paralisando as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira (23/09), com manifestações nos Estados e Ato Nacional em Brasília.
Os trabalhadores decidiram manter os comandos por Unidades, mas indicaram também a ampliação da mobilização interna, realizando Assembleias nas Unidades.
Foi aprovada ainda uma nota pública da Asfoc a ser divulgada em jornal de grande circulação, sobre o movimento dos trabalhadores da Fiocruz, com críticas aos ajustes fiscais e à política de desvalorização dos servidores e desmonte dos serviços públicos.
A Assembleia discutiu e aprovou a defesa da alteração da pauta da Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno, prevista para acontecer em novembro deste ano, e a solicitação de que a Presidência e o CD Fiocruz se pronunciem publicamente sobre o movimento interno dos trabalhadores.
Veja abaixo todas as deliberações:
DELIBERAÇÕES E AGENDA
- Suspensão da greve por tempo indeterminado com mudança de estratégia de luta e Assembleia Permanente/estado de greve
- Continuar a mobilização interna fazendo Assembleias por Unidades com a manutenção dos comandos por Unidade
- Assembleia no dia 22 de setembro, às 13h30
- Participação na Marcha do dia 18 de setembro, em São Paulo
- Publicizar a nota de repúdio ao pacote do governo produzida pelo Fórum dos SPFs e divulgar nota da Asfoc em jornal de grande circulação sobre o movimento interno da Fiocruz
- Paralisação de 24 horas no dia 23 de setembro, com manifestações nos estados e Ato Nacional em Brasília
- Participação no debate sobre o Sistema da Dívida no dia 24 de setembro, com Maria Lucia Fattorelli, às 10 horas, no auditório do INCQS
- Participação na reunião dia 28 de setembro para construção de greve geral com outras entidades das esferas estadual e municipal e iniciativa privada
- Manter mobilização permanente com participação nas outras atividades propostas pelo Fórum dos SPFs
- Defesa da pauta dos terceirizados e alunos (contra as demissões impostas pelo ajuste fiscal)
- Defender a alteração da pauta da Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno, considerando a conjuntura atual que vem prejudicando a Instituição
- Solicitação para que CD Fiocruz e Presidência façam uma nota pública sobre o movimento dos trabalhadores