Designado pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o secretário de Relações do Trabalho (SRT), Sergio Mendonça, se reuniu na tarde de ontem (08/04) com representantes do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs). Durante o encontro, que contou com a participação da presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, o secretário se comprometeu, com o aval do ministro, a antecipar a primeira reunião do calendário de negociações com o Fórum para o dia 17 ou 23 de abril.
A reunião foi fruto da intensa pressão dos trabalhadores que participam em Brasília da Jornada Nacional de Lutas. Nos últimos três dias, a direção da Asfoc-SN esteve envolvida em diversas manifestações, orientadas pelo Fórum e deliberadas pelos trabalhadores em Assembleia Geral da categoria, em 24 de março. “A Jornada já é exitosa. A mobilização e a pressão dos trabalhadores fizeram com que o governo antecipasse as negociações com o Fórum dos SPFs”, disse Justa.
Na noite de ontem, o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, participou de reunião do Fórum, na Tenda, na Esplanada dos Ministérios, onde foi realizado um balanço da Jornada de Lutas e traçado os rumos do movimento. Pouco antes, Paulinho, representando o Fórum dos SPFs, esteve em gabinetes da Câmara dos Deputados mantendo a pressão em ação de resistência e perseverança contra o Projeto de Lei 4330, que prevê a terceirização no serviço público – O PL teve aprovação simbólica dos deputados, mas emendas e alterações no texto ainda serão votadas na próxima semana.
Hoje (09/04), os trabalhadores seguem mobilizados numa Marcha que acontecerá até o Palácio do Planalto. Lá, o Fórum dos SPFs pretende entregar um documento à Presidência da República.
No dia 07, além da Caravana a Brasília, os trabalhadores realizaram um Ato em frente ao Castelo e entregaram carta à Presidência e ao Conselho Deliberativo da Fundação com objetivo de cobrar mais envolvimento na busca de apoio junto ao Ministério da Saúde. Na parte da tarde, foi a vez dos trabalhadores de Brasília demonstrarem sua força, participando da vigília que impediu a votação do PL 4330 – o dia terminou com os parlamentares votando somente a urgência do projeto e não seu mérito, adiando a votação para o dia seguinte. O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, foi o nome consensuado pelo Fórum dos SPFs para realizar as mediações e articulações no interior da Câmara dos Deputados.
No início da noite, aqui no Rio, novamente os diretores e trabalhadores se mobilizaram para participar do Ato no Largo da Carioca pelo Dia Mundial da Saúde, em defesa do SUS e contra os ataques aos direitos dos trabalhadores.
Clique aqui e confira as imagens da semana!