O Dia Nacional de Paralisação com Mobilização, ontem (14/09), foi de muita atividade para os trabalhadores da Fiocruz. Logo cedo, houve discussão sobre a Zika, panfletagem à população e entrega de alimentos aos servidores da Saúde que estão sem salários. Ao longo de toda a quinta-feira, ocorreram manifestações em Manaus, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Velho e Fortaleza. Em Brasília, além dos atos e pressão no Congresso Nacional, a Asfoc-SN participou do 5° Seminário Unificado de Imprensa Sindical. No Rio, Ato em apoio aos trabalhadores do INPI e um Ato Unificado – da Candelária até a Cinelândia – encerraram os protestos contra a Reforma da Previdência, em defesa do SUS e contra os ataques aos serviços e servidores públicos do país (Clique aqui para ver as imagens do dia).
O Sindicato segue mobilizado. A Asfoc convoca trabalhadores, estudantes e moradores da região para participarem ativamente das atividades do Fiocruz pra Você – uma excelente oportunidade para dialogar com a população sobre os constantes ataques do governo aos direitos da sociedade (veja abaixo).
Ontem, a Asfoc-SN iniciou o dia fazendo uma panfletagem durante o II Seminário “Rede Zika Ciências Sociais”, na Ensp. “Pela relevância do tema, mesmo paralisados, resolvemos incorporar esse evento como uma atividade de greve”, explicou a presidente da Asfoc, Justa Helena Franco, na abertura do seminário.
Além da carta à população que explicava os motivos da paralisação (contra a Reforma da Previdência e os demais ataques aos direitos dos trabalhadores), os diretores do Sindicato Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças), Washington Luis (Legislação e Assuntos Jurídicos) e João Carlos de Freitas (Cultural) recolheram assinaturas contra a Emenda Constitucional (EC) 95, que estabelece o corte de investimentos nas áreas da Saúde e Educação pelos próximos 20 anos.
No mesmo momento, em Brasília, o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, e a diretora secretária-Geral, Luciana Lindenmeyer, participavam do 5° Seminário Unificado de Imprensa Sindical. Durante o evento, eles lembraram que a discussão sobre a comunicação sindical qualifica as ações e estratégias de mobilização. Além do Seminário, os diretores participaram de outras agendas em defesa do serviço público e contra a Reforma da Previdência.
Após a participação no II Seminário “Rede Zika Ciências Sociais”, na Ensp – atividade de paralisação -, a Asfoc-SN esteve na sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) para mais uma entrega da arrecadação de alimentos a trabalhadores ativos e aposentados da Saúde que continuam a sofrer os impactos do descaso e atraso de salários do governo. Estiveram presentes a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, e o diretor de Comunicação, Gutemberg Brito.
A profissional aposentada da Saúde Estadual Mariá Casa Nova, uma das coordenadoras da Campanha de arrecadação de alimentos, agradeceu emocionada e fez um apelo para que as doações continuem. “Há muitos servidores passando necessidade realmente”.
Justa reiterou que mesmo durante a paralisação da Fiocruz a Asfoc mantém o compromisso e o apoio aos trabalhadores e aos serviços públicos. A Asfoc-SN manterá seus postos de arrecadação de Alimentos não perecíveis e material de higiene para a doação dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz.
AGENDA FIOCRUZ PRA VOCÊ
Sábado (16/09)
Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania no Fiocruz Pra Você
Premiação:
9h30
• Fiocruz Pra Você
• Marilda Siqueira
14h
• Ballet Manguinhos
• Coral Flor do Mangue
• Discípulos de Oswaldo
Durante o evento:
Serão recolhidas assinaturas pela Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Emenda Constitucional 95
A Voz do Povo:
Gravação de depoimentos ouvindo a população sobre diversos temas