Lembrar para não esquecer! A Asfoc esteve em mais um compromisso do Conselho Nacional de Direitos Humanos realizado na OAB SP, na tarde de quarta-feira (09): uma sessão solene sobre o tema da Justiça de Transição e da Democracia. O evento, que integra o calendário inicial do IX Fórum Regional das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e Empresas para a América Latina e o Caribe, relembrou o Golpe Militar de 1964 em mesas de discussões que contaram com a presença de advogados e lideranças políticas, além de representantes de movimentos sociais e sindicais.
O espaço serviu para refletir e reiterar o compromisso com os direitos humanos, tendo como objetivo a preservação da democracia e a luta contra os retrocessos autoritários, sob a ótica das violações de direitos e da vida humana na época da ditadura militar. Foi trazido, também, um olhar especial sobre o caso Rubens Paiva.
Aconteceram, ainda, dois atos solenes. O primeiro, a assinatura do memorando de entendimento entre o CNDH e o Instituto Vladimir Herzog para o monitoramento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade. O advogado de causas humanitárias, Luiz Eduardo Greenhalgh assinou como testemunha e o documento foi entregue ao diretor executivo do Instituto, Rogério Sottili, pelas mãos da presidenta do CNDH, Charlene Borges.
A segunda cerimônia contou com a presença do ex-ministro dos Direitos Humanos entre 2005 e 2010, Paulo Vannuchi, que falou brevemente a sua história como preso político e entregou à representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo, Márvia Scárdua de Carvalho, o relatório especial sobre tortura, assassinato e o desaparecimento forçado de Rubens Paiva.
Após os atos, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido, cumprimentou Vanucchi e parabenizou as demais lideranças pela sessão. O ex-ministro, por sua vez, enalteceu a Fiocruz e endossou que a instituição “é uma inspiração para o Brasil”.
A abertura oficial do IX Fórum Regional da ONU acontece nesta quinta-feira (10) e continua na sexta-feira, em São Paulo. Fique ligado (a) nas redes sociais da Asfoc e acompanhe a participação do sindicato em mais uma agenda de luta!