A Asfoc-SN convida os trabalhadores para participarem no sábado (23/01) da carreata em defesa da saúde pública e do SUS – Não à Reforma Administrativa, pela vacinação gratuita para todos e volta às aulas presenciais só com a comunidade escolar vacinada. Chamada por diversas frentes, a manifestação terá ainda como eixos a defesa da ciência e do conhecimento público e contra as privatizações. Concentração: 10 horas, em frente ao Monumento Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.
UPA Manguinhos – O Sindicato participou terça-feira (19/01) da reunião virtual pública na Câmara dos Vereadores pela reabertura da UPA de Manguinhos. Autor da convocação da reunião, o vereador Lindbergh Farias considerou um absurdo o fechamento da unidade de pronto atendimento da região, que atende 12 mil pessoas por mês. O integrante da Câmara Legislativa municipal conclamou para a coleta de assinaturas para abaixo-assinado pela imediata reabertura da UPA de Manguinhos.
O Sindicato segue apoiando e atuando na questão como interlocutora nas esferas municipal, estadual e federal. Além da presidente da Asfoc, Mychelle Alves, e do vice, Paulo Garrido, estiveram no encontro o secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, representantes da Fiocruz, presidentes de associações, lideranças e moradores da região.
No mesmo dia, a Asfoc participou também de mais duas reuniões virtuais: do Comitê em defesa da vida do Rio de Janeiro com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), pela vacinação para todos; e do Conselho Deliberativo da Fiocruz, sobre o enfrentamento da pandemia pela Instituição.
Na quinta-feira (21/01), Mychelle Alves ainda participou do primeiro encontro virtual do Comitê de Mulheres da Internacional do Serviço Público (ISP), com debate sobre a avaliação da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, análise de conjuntura, entre outros assuntos.
Jornada de Lutas – E coloque na agenda! No próximo domingo (24/01) até 1º fevereiro inicia-se mais uma a Jornada de Lutas. Convocada pelo Fonasefe, integrada pela Asfoc, serão realizadas diversas atividades remotas e presenciais nos estados e no Distrito Federal, em defesa da vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.
Em 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados; no dia 26, Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial sobre vacinas e epidemiologia, com três painelistas indicados pela Asfoc-SN; e, em 1º de fevereiro, carreata em todo o país no Dia Nacional de Luta em defesa da vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.
Nesta última data, haverá também um Ato em Brasília, na porta do anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 14 horas, para entrega de manifesto aos candidatos a presidente do Legislativo e início de vigília, além de panelaço nacional, às 20 horas.
PARTICIPE!