O Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) estará na próxima semana em agenda de mobilização pela derrubada do veto da presidente da República, Dilma Rousseff, à realização da Auditoria Cidadã da Dívida. Na terça (22/03) e quarta-feira (23/03), os trabalhadores pressionarão os parlamentares no Congresso Nacional. Sessão no dia 29 de março analisará o veto da presidente. O vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, participará das ações e da reunião do próprio Fórum, na terça-feira, para discutir essa e outras pautas do movimento unificado dos trabalhadores.
Na quarta-feira passada (16/03), o Sindicato esteve presente em palestra sobre o Sistema da Dívida e seus impactos sociais, na sede da OAB, em Brasília. Na ocasião, a professora da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de História Social de Amsterdã, Raquel Varela, disse que o pagamento de uma dívida pública nunca auditada resulta num processo de regressão social que arruína as nações e desvaloriza a força de trabalho.
Segundo a professora, também doutora em História Política e Institucional pelo Instituto Universitário de Lisboa, o sistema da dívida é responsável por toda a atual crise. “Os governos dão prioridade para o sistema financeiro deixando de investir no social para pagarem juros, ignorando a situação humanitária”.

