O PLC 35/2016, que trata do acordo salarial dos trabalhadores da Fiocruz, foi aprovado na manhã desta terça-feira (12/07) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A matéria segue agora para o Plenário da Casa.
A direção da Asfoc-SN segue pressionando para que a matéria seja deliberada ainda hoje e, assim, o prazo de vigência não seja comprometido (agosto/2016). O Sindicato continuará em esforço concentrado até a aprovação final e sanção da Presidência da República.
Desde cedo, o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, e outros dirigentes sindicais, enfrentaram enormes restrições para acompanhar e pressionar os senadores no local de votação – assim como aconteceu na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Às 8h40, a segurança do Senado Federal informou às pessoas na fila que não era mais possível a entrada na CAE – a assessoria do Sindicato, inclusive, foi impedida de entrar com o equipamento fotográfico.
Após a aprovação do PLC 35 na CAE, Paulinho participou de reunião na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa sobre “O mundo do trabalho: desemprego, aposentadoria e discriminação”, com foco na Justiça Fiscal.
Durante o debate, o senador Paulo Paim (PT/RS) citou o nome do vice da Asfoc e relembrou o debate sobre os riscos e impactos do PL 257, em junho, na Fiocruz – além da PEC 241/16. O senador defendeu ainda a pauta da Auditoria Cidadã da Dívida e da Reforma Tributária, com a taxação de grandes fortunas.
Fazem ainda parte da Mesa a coordenara da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli e um representante da CUT.
FÓRUM DOS SPFs
Paralelamente, o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) também se reuniu na manhã desta terça (12/07) e apontou a construção de uma Jornada de Lutas para agosto. O Fonasefe indicou ainda a participação das entidades na Audiência Pública que discutirá o PLP 257 nessa quarta (13/07). Na próxima semana deve ser realizada reunião com a presença de entidades representativas de servidores estaduais e municipais. A Asfoc faz parte da Comissão do Fórum responsável pela organização.