Pesquisar

Notícias

Nota de repúdio

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) repudia veementemente as declarações do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, divulgadas recentemente pela imprensa. É inadmissível alguém classificar o movimento negro de “escória maldita”, principalmente vindo de uma pessoa que ocupa um cargo de comando de uma instituição pública criada para promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

Trechos revelados pelo Jornal “O Estado de São Paulo”, de uma reunião fechada, demonstra ainda que Camargo criticou o Dia da Consciência Negra e classificou Zumbi de “um filha da puta que escravizava pretos”. O presidente da Fundação Palmares também usou o termo macumbeira para se referir a uma mãe de santo.

A Asfoc se solidariza às entidades representativas dos movimentos raciais e também revindica a imediata destituição de Camargo do cargo.

Não à toa, o sentimento anti-racista cresce em todo o mundo. A morte do negro americano George Floyd foi o estopim para manifestações em diversas partes dos Estados Unidos, capaz de unir pessoas de diferentes classes e etnias na luta contra o racismo e na defesa da democracia.

Sentimento compartilhado no Brasil, país que sempre viveu de perto a violência do Estado, principalmente contra as populações negras e mais carentes.

Somos contra qualquer tipo de preconceito!
#vidasnegrasimportam

Últimas Notícias