O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) vem a público repudiar a decisão de ontem (27/10) do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza o corte de ponto dos servidores que entrarem em greve.
A Asfoc-SN lamenta mais esse ataque aos trabalhadores na véspera da data em que se comemora o Dia do Servidor Público e ressalta que o direito a greve pelos servidores foi duramente conquistado pela categoria.
A decisão de ontem vai contra o art. 9° da Constituição Federal que assegura o direito de greve e não respeita também os preceitos da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, do qual o Brasil é signatário.
O Sindicato alerta ainda que a decisão do STF acontece em um momento em que as entidades representativas dos servidores buscam construir uma unidade para barrar as diversas propostas e medidas do governo, extremamente nocivas para os trabalhadores e a população, como a PEC 241.
No entendimento da Asfoc, e de outros sindicatos, a decisão do STF tem uma clara motivação política de esvaziar os movimentos trabalhistas e sociais.
Nesta 2a feira (31/10), a Asfoc estará reunida com o Fórum dos Servidores Públicos Federais e vai pautar o tema para encaminhamento conjunto.
#nenhumdireitoamenos