Ao comemorarmos os 122 anos da Fiocruz, nós, servidores públicos, trabalhadores terceirizados, bolsistas e estudantes dessa instituição que tanto nos orgulha, reafirmamos o compromisso com a saúde da população brasileira, entendendo saúde como um direito inscrito na Constituição que abarca os condicionantes de uma vida saudável: trabalho, renda, moradia, segurança, educação, cultura, esporte, lazer e meio ambiente preservado e equilibrado.
Ao lado da destruição das proteções da legislação trabalhista e da seguridade social, assistimos ao desmonte sem precedentes em setores estratégicos: saúde, ciência, tecnologia, educação, trabalho, cultura e meio ambiente foram áreas dura e deliberadamente atacadas.
O autoritarismo, o obscurantismo, a censura, a manipulação e as mentiras são um obstáculo à resolução dos nossos graves e urgentes problemas. Em horas cruciais como essa que vivemos é fundamental garantir o funcionamento das instituições democráticas.
O país precisa de paz, transparência e legalidade. A estabilidade política é fundamental para a resolução e o resgate da nossa imensa dívida social. Queremos um país soberano, solidário, inclusivo e sustentável. Um país sem fome, miséria e violência. Um país de todas as brasileiras e brasileiros.
Repudiamos qualquer ameaça ou atitude contrária à Democracia e ao Estado de Direito. Acreditamos na legitimidade do jogo democrático e na lisura das eleições, garantida pela utilização das urnas eletrônicas, já amplamente testadas e consideradas um exemplo para o mundo.
A certeza de que vivemos um momento decisivo para o futuro do país e de que não podemos nos omitir nos leva a convocar todos a cerrar fileiras em defesa da vida, da democracia, da ciência e da cidadania. Vamos construir, juntos, o país que desejamos e merecemos.
Comitê das Trabalhadoras, Trabalhadores e Estudantes da Fiocruz em Defesa da Democracia
25 de maio de 2022