A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, e a diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Anakeila de Barros Stauffer, expuseram ontem (15/09) os desafios da educação enfrentados durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Sob o tema “Educação e pandemia: desafios e perspectivas”, as pesquisadoras falaram sobre as ações desenvolvidas neste período na Fundação Oswaldo Cruz e na Rede Municipal de Ensino – o debate virtual contou ainda com o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, e a vice, Mychelle Alves.
Paulinho lembrou do aniversário de 44 anos do Sindicato – fundado oficialmente em agosto de 1976 – e ressaltou a agenda de mobilização intensa dos próximos dias: o Fórum Sindical virtual (21 a 25/09); o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos (30/09); e o Dia em Defesa das Estatais (03/10). Ele falou também sobre o lançamento da minissérie “Nosso Estado” (nossoestado.com.br), um evento digital com painéis de debates, palestras, entrevistas e conteúdos diários pautando qual Estado queremos – parceria entre Asfoc, Agência Servidores, Anfip, Fonacate e Sindilegis. “Em tempo de pandemia, a construção de agendas demanda esforços e criatividade”, afirmou o presidente do Sindicato, acrescentando que o importante papel desempenhado pela Fiocruz no combate à pandemia será tema das lives da Asfoc até dezembro.
Em sua intervenção, Mychelle Alves destacou o trabalho dos servidores e serviços públicos, principalmente na pandemia. “Nós somos o caminho para que, de fato, existam políticas públicas para diminuir as desigualdades sociais deste país e fortalecer o serviço público brasileiro visando a soberania. Seguimos na resistência e vamos ter esperança para mudar este cenário”.
Professora da Rede Municipal de Ensino em Caxias há 27 anos, Anakeila de Barros Stauffer revelou que sua trajetória acadêmica foi marcada pela escola pública, do ensino fundamental ao mestrado. “A escola pública é o local que escolhi para a minha vida, como educanda e educadora, para dar retorno à sociedade de tudo que aprendi”.
Segundo ela, a escola pública, às vezes, representa a única referência de políticas públicas em algumas comunidades. “Apesar de todas as críticas, são espaços de resistência e apresentam compromisso com a formação humana, com a ciência e a defesa da vida”.
Em relação aos desafios enfrentados pelos profissionais da educação pública, Anakeila afirmou que eles antecedem a pandemia. “O que o vírus agora nos explicita é que já havia uma crise nas políticas públicas sociais, incluindo a educação. Que ela é escancarada neste momento da pandemia. Nos dias de hoje, quando você vê uma greve de professores, o que a gente está lutando não é só por aumento de salário. Tem uma luta de condições mínimas de infraestrutura, de recursos, condições de trabalho, da formação dos educadores, por condições dos educandos e suas famílias”.
Durante o debate virtual, a pesquisadora relembrou ainda uma frase do sociólogo Darcy Ribeiro: “A crise da Educação no Brasil não é uma crise, é um projeto”.
Anakeila também comentou sobre as políticas públicas que levaram as escolas públicas a não terem condições mínimas de trabalho – antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. Para ela, o sucateamento do ensino é um projeto para privatizar as escolas públicas. “A privatização da escola pública se dá por dentro, como por exemplo nos vários sistemas educativos que têm suas apostilas para a escola pública. É retirado o papel intelectual do professor. A própria formação do professor muitas vezes se dá também pelos grandes conglomerados de educação que vendem as apostilas”.
Com a suspensão da aulas e o isolamento/distanciamento social, ela ressaltou o desafio de reinventar a educação (pública e privada) com o ensino remoto e, assim, criar mecanismos para estar junto aos estudantes e familiares. “Essa reinvenção nos possibilitará criar outras perspectivas. Estamos neste caminho de busca tendo como lema a defesa da vida. Saúde e educação são necessárias, mas para tanto temos que estar vivos. E a defesa da vida é o primordial neste momento”.
Cristiani Vieira Machado explicou as ações transversais e diversificadas implementadas na Fiocruz. Todas as unidades da Fundação têm atividades educacionais e um grande número de profissionais, além de uma diversidade de modalidades de ensino – desde ensino médio, técnico profissionalizante até pós-graduação, mestrado, doutorado etc.
Essas ações foram orientadas por três grandes desafios: o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); a redução das desigualdades sociais; e a articulação entre as ações educacionais com a produção de conhecimento com a cooperação no âmbito nacional e internacional.
Em relação às ações educacionais diante da pandemia, dois grandes eixos foram organizados: a disponibilização de informações – como notas técnicas, dados, análises, vídeos, podcasts, materiais educativos, cursos online (um deles, sobre covid-19, teve mais de 50 mil inscritos) – para a formação dos profissionais de saúde no enfrentamento do novo coronavírus; e a adaptação às próprias ações educacionais da Fiocruz diante da pandemia.
Diante da transmissão comunitária, as aulas foram suspensas. Inicialmente, foram incentivadas a manutenção de algumas atividades de forma remota. Porém, as possibilidades são diferentes entre unidades, modalidades educacionais e perfil dos alunos/docentes. Neste momento foi constatada a questão da exclusão digital.
“Lançamos um programa de inclusão digital. Fizemos um processo licitatório para aquisição de planos de dados para os alunos de baixa renda com dificuldades à conectividade e equipamentos. Os cartões serão distribuídos a partir de amanhã (hoje) e os tablets ainda estão em processo licitatório”, revelou Cristiani.
E complementou: “Estamos vendo como um grande desafio esse apoio aos nossos alunos e docentes neste momento de aprendizagem coletiva em que o compromisso da Fiocruz é com o SUS, a saúde pública, a educação pública, buscando fazer o nosso papel, de superação dessa grave crise sanitária e humanitária”, ressaltou.
Para assistir ao debate na íntegra, acesse: https://www.facebook.com/watch/?v=622556695102871&extid=CmAh9qK79LQJUnAZ