AGORA É LUTA!
Na última reunião da Mesa de Negociação de C&T (11/09), a bancada do governo apresentou sua proposta ao Fórum Sindical de C&T, desautorizando explicitamente as negociações e propostas apresentadas anteriormente pelo governo. Nossa contraproposta, amplamente debatida com a categoria, dirigentes máximos das instituições e SRH/MP (40% para todos os níveis em 2003, complementando os 50% em 2004 para os servidores da ativa), foi desconsiderada.
Apesar da substituta de Luis Fernando Silva (coordenador das negociações até então) na Secretaria de RH do Ministério do Planejamento, Claudia Durante, ter afirmado que não haverá mudanças na condução das políticas e métodos de trabalho; a nova coordenadora do processo, Regina Luna (Secretaria de Gestão/MP), enfatizou que desconhecia as propostas anteriores do governo.
Com a saída de Luis Fernando, o governo aproveitou para reverter o processo e tudo o que estava acertado tornou-se uma grande falácia. A representação do Fórum repudiou veementemente a desautorização e desqualificação do processo de negociação e dos interlocutores do governo ao longo destes últimos dois meses.
O acordo anterior previa o não encaminhamento do PL à votação no Congresso Nacional antes de esgotarmos as negociações da nossa carreira, e que a bancada do governo levaria aos respectivos ministros as negociações desenvolvidas anteriormente. Além de retroceder, o governo ainda tentou impor o fechamento das negociações até o final da próxima semana (19/09) – sob pena de desmembrar e encaminhar o PL 7508/02, excluindo a carreira de CT.
Por pressão do Fórum de C&T, a próxima reunião da Mesa de Negociação será nesta quarta-feira (17/09). Portanto, a presença de todos na Assembléia é importante, para definirmos juntos a condução de nossa luta e mobilização pelo aumento da gratificação.
Humberto Costa promete ajudar
Na posse de José Gomes Temporão como novo diretor do INCA (12/09), o Ministro da Saúde, Humberto Costa compromete-se a entrar em contato com o Ministro Mantega e interceder para a aprovação das reivindicações do Fórum de C&T em relação ao aumento da GDACT.
Rádio Comunitária no ar
A ASFOC está participando da mobilização para se constituir uma Rádio Comunitária nas comunidades de Manguinhos e da Maré. Para tanto, foi formado o Grupo de Mobilização Pró Rádio Comunitária, que já iniciou transmissões experimentais internas, na sede da ASFOC: o Corredor Comunitário. Os próximos passos serão a colocação da rádio na Internet e, em seguida,o início das transmissões em FM.
Assembléia Geral da ASFOC
Segunda-feira _ 15/09
13h – Auditório da ENSP
Pauta:
Aumento da GDACT
Rádio Comunitária