Asfoc participa de mobilização pela aprovação da PEC 555
O Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs), com a participação da Asfoc-SN, entregou ontem à tarde (29/05), carta ao ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Endereçada à presidente Dilma Rousseff, o ministro se comprometeu a entregar o documento e a dialogar também com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para auxiliar na abertura de um canal efetivo de negociações.
A carta entregue a Gilberto Carvalho cobra uma audiência com a presidente e a abertura de discussão sobre os itens da pauta de reivindicações urgentes dos servidores públicos federais, como: antecipação da parcela do reajuste salarial de 2015 para 2014; paridade entre ativos e aposentados; reajuste de benefícios e vantagens; data-base; direito legal à negociação coletiva, entre outros – clique aqui e leia o documento que já tem as assinaturas da Asfoc-SN, Assibge-SN, Condsef, Fenasps e Sinal.
PEC 555: pelos direitos dos aposentados
Diretores do Sindicato participaram ainda, pela manhã, de audiência pública sobre a PEC 555, que extingue, gradativamente, a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. Com o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, completamente lotado por diversas entidades sindicais e da sociedade civil organizada, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido, fez contatos com diversos deputados federais – Amauri Teixeira (PT-BA), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Jô Morais (PCdoB), Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Andreia Zito (PSDB-RJ) e Policarpo (PT-DF) – defendendo a urgência na aprovação da matéria e também ampliando o apoio de parlamentares às demandas específicas dos servidores da Fiocruz.
Além do presidente do Sindicato, participaram das atividades em Brasília os seguintes diretores: Luciana Lindenmeyer (Secretária-Geral), Jorge da Hora (Legislação e Assuntos Jurídicos), Wlademir Gomes de Melo (Articulação Regional) e o assessor jurídico, Fábio Kruger.

Ministro da Saúde – Aproveitando a visita do ministro da Saúde, Arthur Chioro, à Fiocruz, ontem (29/05), a vice-presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, entregou documentos que atualizam sobre as últimas gestões do Sindicato e ratificou a importância da emissão de um Aviso Ministerial em apoio às reivindicações dos servidores da Fiocruz – assim como ocorreu no aniversário do Instituto Fernandes Figueira, na semana passada, em que o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, entregou documento com a pauta dos servidores da Fiocruz. O Sindicato cobrará dos interlocutores designados pelo ministro, o assessor especial Fausto Figueira e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Elizabete Vieira Matheus da Silva, uma nova agenda no Ministério da Saúde para tratar e garantir a emissão de um Aviso Ministerial consistente.
Veja aqui as imagens de todas as ações da Asfoc