Em reunião realizada nesta terça-feira (06/08), com a presença do presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) orientou a paralisação das atividades e a participação nas diversas manifestações previstas para o próximo dia Nacional de Lutas, em 30 de agosto, conforme convocação das principais Centrais Sindicais do país. A Asfoc, em breve, chamará uma Assembleia Geral para deliberar sobre a participação dos trabalhadores da Fiocruz e o rumo do movimento.
O Fórum encaminhou incluir na pauta de reivindicações da categoria a antecipação da parcela de 2015 referente ao acordo fechado no ano passado. Com base em estudo do Dieese, os representantes das entidades consideraram que a antecipação minimizaria os efeitos do aumento do custo de vida registrado nos últimos meses.
Na semana que vem, o Fórum formalizará o pedido de antecipação junto ao Ministério do Planejamento, além de solicitar novamente uma reunião com a ministra Miriam Belchior.
Paulinho disse que, neste momento, é fundamental a mobilização e unificação das lutas. Ele enfatizou a importância de reforçar a convocação para a Plenária da Saúde, que acontecerá no próximo dia 14, na sede do SindJustiça, no Rio de Janeiro, a partir das 17h30 (Travessa do Paço, 23).
GT de aprimoramento do Plano de Carreiras e correção das GQs – O presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, voltou a realizar gestões em Brasília pelo aperfeiçoamento da carreira da Fiocruz e correção das Gratificações por Qualificação (GQs) dos servidores de Nível Intermediário. No gabinete do presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp), conversou novamente com o deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) sobre o assunto. Ele afirmou que segue fazendo ações por avanços e por uma definição que contemple os interesses da categoria.
Na manhã desta quarta-feira (07/08), a direção da Asfoc cobrou da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) o envio do relatório sobre as questões abordadas na reunião do Grupo de Trabalho que discute o aprimoramento do Plano de Carreiras da Fiocruz, que aconteceu em 11 de julho. Segundo a secretária-adjunta, Edina Maria Rocha Lima, o Planejamento está concluindo o trabalho e enviará, no máximo, até o fim da semana que vem para que a Asfoc e a Presidência da Fiocruz possam avaliar e incluir suas contribuições e reafirmar suas posições.
Sobre a correção das GQs, Edina disse que a SRT está considerando a questão no conjunto das negociações com as cinco categorias que ainda não fizeram o acordo do ano passado. Segundo ela, o entendimento favorável à necessidade de correção avançou nas discussões internas e segue na pauta do governo. Edina assumiu a interlocução com a Asfoc, disse que vai se empenhar pessoalmente na resolução da questão e que a Secretaria está atenta às exigências da Lei de Diretrizes Orçamentária (LOA).
Logo em seguida, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido, atualizou a Presidência da Fiocruz sobre as últimas gestões e enfatizou os prazos para a correção da GQ. O vice-presidente, Pedro Barbosa, afirmou que está monitorando o processo e em constante diálogo com o governo, por uma ação favorável ao pleito dos trabalhadores, afirmando também que na semana que vem terá um encontro específico para tratar do assunto com a SRT.