Presidência e trabalhadores voltam a se encontrar na quarta-feira
A Presidência da Fiocruz assegurou na última sexta-feira (04/12) que todos os funcionários terceirizados da limpeza e jardinagem da Fundação terão direito a recesso, nas semanas de Natal e Ano Novo, e que esses dias não serão descontados das férias. Aqueles que ainda não tiraram suas férias (cerca de 200) e nem receberam 1/3 sobre o período terão direito de fazê-lo nos meses de janeiro, fevereiro ou março, sem que haja, neste período, o corte do vale-transporte, tíquete-alimentação e insalubridade (para quem recebe) – desta forma, o valor destes benefícios valeriam como compensação ao valor devido de férias.
A garantia foi dada durante reunião com uma comissão de trabalhadores, na Dirac, durante a manhã, e em assembleia, na Tenda da Ciência, na parte da tarde. Na ocasião os trabalhadores referendaram, por unanimidade, a participação da Diretoria da Asfoc-SN em reunião com o sindicato que representa a categoria (limpeza e jardinagem), hoje (07/12), na Dirac. No encontro serão discutidos a rescisão de contrato de trabalho com a empresa Techno Service e encaminhamentos judiciais para outras questões.
A assembleia decidiu também que uma nova reunião com a comissão e outra assembleia serão realizadas na próxima quarta-feira (09/12), quando a Presidência da Fiocruz se comprometeu a apresentar uma “solução financeira compensatória” para o pagamento do 13º salário dos trabalhadores.
“Tivemos duas reuniões com a procuradoria, mas não encontramos meios legais e imediatos para pagar o 13º salário”, afirmou o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa, ressaltando que a negociação não acabou e o compromisso da Presidência é aperfeiçoar as normas de relação com os trabalhadores, mantendo um canal de diálogo constante e permanente com os terceirizados.
O presidente da Asfoc-SN, Paulo César Ribeiro, garantiu que o Sindicato vai acompanhar de perto a questão dos terceirizados. “É bom deixarmos claro que a Asfoc não pode representar a limpeza e a jardinagem, mas pode estar ao lado contribuindo com essa causa justa”, ressaltou Paulão.