Durante manifestação dos Excedentes do concurso de 2014, com apoio da direção da Asfoc-SN, na manhã desta sexta-feira (29/05), na residência oficial da Fiocruz, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, frisou que essa é uma das pautas prioritárias da Asfoc neste momento. O vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, relatou a série de gestões realizadas nos últimos meses pela convocação dos servidores, tanto no Executivo quanto no Legislativo.
No encontro, o vice-presidente da Fundação, Pedro Barbosa, informou que aguarda a publicação de uma Portaria convocando os novos servidores entre hoje (29/05) e segunda-feira (01/06). Segundo ele, o ofício está sobre a mesa do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O vice-presidente, no entanto, ressaltou que por questões orçamentárias o governo não deverá convocar o número total de Excedentes. O grupo presente externou preocupação com prazos e vigência do concurso, e todo o trâmite do processo.
Ao final da manifestação, ficou acertada uma nova reunião entre representantes dos Excedentes, direção do Sindicato e Presidência da Fiocruz para a próxima terça-feira (02/06), na sede da Asfoc, onde serão discutidos os encaminhamentos futuros do tema.
DIA DE LUTA CONTRA A PRECARIZAÇÃO – A Asfoc-SN e diversas entidades nacionais que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) reforçam e apoiam a mobilização de hoje (29/05), construída pelas centrais sindicais, movimentos sindicais e sociais, que ampliam a mobilização em defesa do direito dos trabalhadores – contra o PL das terceirizações e em favor da prestação de serviços públicos de qualidade à população.
No Rio de Janeiro, a Asfoc-SN também apoia ato dos trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alusivo ao aniversário do órgão, na sede do IBGE. Asfoc-SN, Assibge e demais entidades sindicais dos servidores públicos federais seguem, a partir das 15h, para manifestação na Cinelândia, no Centro.
A Asfoc-SN destaca a importância da participação dos servidores, estudantes e população nas ruas em defesa dos nossos direitos!