Pesquisar

Notícias

Em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia. Contra a Reforma da Previdência

Trabalhadores e estudantes da Fiocruz participaram ontem (30/05) de Atos Unificados em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia, contra a Reforma da Previdência, por todo o país. Durante as manifestações, a Asfoc-SN convocou para a Plenária de Mobilização no dia 12 de junho – na ocasião, os trabalhadores da Fiocruz definirão a organização e a adesão à Greve Geral no dia 14 de junho. Hora e local serão divulgados posteriormente.

Paulinho destacou a dimensão nacional dos protestos e a necessidade de continuar na luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores. “A Asfoc convocou para participação em todo país. Nossas coordenações regionais também estão nas ruas bradando contra o retrocesso em curso. Em defesa da saúde pública, da C&T, da soberania nacional para atender as necessidades da população”, afirmou, durante Ato no Centro do Rio.

Após a concentração na Candelária, os manifestantes fizeram uma caminhada até a Cinelândia para protestar contra os cortes nestas áreas, o desmonte do Estado e a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro.

Antes, os trabalhadores e estudantes da Fiocruz também se manifestaram em frente ao Castelo. Paulinho enfatizou a luta e a necessidade de unificação.

“É importante ressaltar a combatividade daqueles que lutam contra o obscurantismo e defendem a Educação, a Ciência e a Tecnologia. Aqueles que defendem o futuro. É também a união: estudante com trabalhador!”, frisou.

Durante o Ato/Aula “Cortes no Fundo Público da Educação: o que a Fiocruz tem a ver com isso?’, Paulinho fez fala. Ele reafirmou o apoio ao IBGE e convocou os trabalhadores e estudantes a participarem da Conferência Livre de Saúde no Rio de Janeiro, no próximo dia 8 de junho.

No fim da manifestação no Castelo, Paulinho leu nota da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) em defesa dos pesquisadores da Fiocruz:

“A Associação Brasileira de Estudos Populacionais manifesta apoio aos pesquisadores da Fiocruz e, particularmente, àqueles envolvidos no 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. A Fiocruz é instituição parceira da Abep em diversas atividades científicas com diversos associados engajados e ativos e reconhece a seriedade e compromisso de suas pesquisas e ações junto à sociedade. Lamentamos que se busque questionar a validade científica de pesquisas conduzidas por essa e outras instituições sem apresentar argumentos baseados em contraditório científico e arcabouço metodológico validado. Diante disso, reiteramos a necessidade de preservar a autonomia e independência técnica e científica dos institutos de pesquisa e universidades públicas para que o avanço do conhecimento possa se dar em compasso com os interesses sociais mais amplos”.

AGENDA ASFOC

03/06 – Encontro de formação e mobilização – Minas Gerais

04/06 –  Debate: Censo 2020 e Saúde (Biblioteca de Manguinhos, às 9h)

05/06 – Encontro de formação e mobilização – Mato Grosso do Sul

11/06 – Encontro de formação e mobilização – Hélio Fraga

12/06 – Plenária de Mobilização e adesão à Greve Geral (14 de junho)

Clique aqui para ver as fotos das manifestações por todo país!

Últimas Notícias