Foi com muita confraternização, música e felicidade que os trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz estiveram presentes na Festa do Trabalhador realizada na última sexta (09), na sede da Asfoc-SN.
O evento contou com o show do grupo Confraria Carioca, que animou o público com seu repertório repleto de muito samba. Nos intervalos, o som ficou por conta do DJ Perigo, que manteve a energia lá em cima e colocou todos e todas para dançar.
Em fala, o presidente Paulinho destacou o mês de maio, em celebração aos trabalhadores e trabalhadoras. Ele relembrou os recentes falecimentos de Igor Sacramento e Marco Aurélio Krieger, dois nomes que marcaram suas trajetórias na Fiocruz e na sociedade brasileira, e reforçou o legado deixado por ambos.
Garrido reforçou os processos democráticos internos, como visto nas eleições das unidades da Fiocruz, e afirmou que a Asfoc incentiva a participação de todas e todos os trabalhadores nesse processo. Para ele, é importante seguir nas discussões visando o futuro da Fiocruz e a valorização da força de trabalho, e que esse movimento não cessa ao fim das eleições.
O presidente da Asfoc atualizou os trabalhadores sobre as iniciativas do sindicato, como a luta pela garantia do reajuste salarial, o acolhimento das emendas que retiram as travas do RRA, e a luta pelo APH, pelos direitos de aposentadoria, e a Fiocruz como instituição estratégica de estado.
A diretora Luciana Lindenmeyer ressaltou a conquista da nomeação dos aprovados e aprovadas do concurso público e afirmou que a luta permanecerá pela convocação dos excedentes.
A festa foi marcada por um clima de integração e valorização, reafirmando o compromisso da Asfoc-SN com quem faz a Fiocruz funcionar todos os dias. O sindicato agradece a todos e todas que fizeram mais uma Festa da Trabalhadora e do Trabalhador!