Pesquisar

Notícias

Desigualdades sociais, vida, economia e políticas em prol da população no combate ao Covid-19 são temas da live da Asfoc

Os deputados federais Mauro Nazif (PSB/RO) e Mariana Carvalho (PSDB/RO) ressaltaram a necessidade de o Congresso trabalhar de forma conjunta em prol da população no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e sobre o erro de colocar em lados opostos saúde e economia. As afirmações foram feitas ontem (20/07) na live “Saúde Pública para todo Brasil e o Congresso Nacional no Combate ao Covid-19”, promovida pela Asfoc-SN.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, refutou a questão da dicotomia criada entre economia e vida. “Em todo o mundo, os Estados estão pensando em relação ao desemprego e a seguridade social, alguns considerando a renda mínima permanente. A questão sanitária do nosso país não é só ideológica, é de responsabilidade”, destacou.

Paulinho falou também sobre a possibilidade de novas pandemias e crises. E frisou sobre a necessidade de soluções, aliando crescimento econômico e redução das desigualdades sociais. “Nesse sentido, a resolução para muitos problemas que nos afligem passa por saídas estruturantes. Precisamos equacionar o funcionamento do SUS, construir um piso de políticas sociais que responda positivamente e sirvam de base para o fortalecimento da economia. Precisamos de um projeto de país com um elemento condutor da dinâmica econômica”.

Ainda dentro desta temática, a vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, destacou a luta do Sindicato para não aprovar a Emenda Constitucional (EC) 95, que congelou investimentos nas áreas de Saúde e Educação por 20 anos. “Quando pensamos na revogação da Emenda 95, temos que refletir: até hoje quanto o governo deixou de investir na área da Saúde? A gente está entrando em uma crise de saúde, social e econômica nunca vista. O governo diz que se gasta muito, mas Saúde é investimento. Vivemos uma desigualdade enorme e boa parte da população depende do Estado. É fundamental a presença do Estado, não há espaço para polarização, nem questões ideológicas. Precisamos de um diálogo consciente”.

O deputado e médico Mauro Nazif comentou também sobre a urgência no campo da Saúde com o grande número de mortes por Covid-19. De acordo com ele, a economia ainda sofre as consequências de uma má gestão. “A saúde com número expressivo de mortes, a economia passando por uma situação muito delicada. Para mim, as metas não foram alcançadas nem por um lado, nem por outro. Nosso compromisso com a Saúde é vida e, para isso, não podemos pensar em meta. Nosso objetivo tem que ser somar”.

A também deputada e médica Mariana Carvalho comentou especificamente sobre Rondônia e a importância de fazer políticas públicas levando em consideração cada território do Brasil. “No estado temos diferenças grandes. Não dá para fazer políticas públicas que se encaixem de fato a cada realidade do nosso País. Temos que nos colocar numa condição que o Parlamento precisa ter e compreender essa desigualdade”.

Além disso, a parlamentar elogiou a Fundação Oswaldo Cruz o trabalho feito durante a pandemia. “Ações em parcerias dão resultado. Temos muita felicidade de poder ter a vacina também produzida pela Fiocruz. Nessas causas que o Brasil enfrenta, a Instituição sempre esteve na frente sendo um resultado de esperança”, comemorou a deputada, que ainda saudou a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, e o coordenador da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes.

Últimas Notícias