A 22ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia começou na última segunda-feira (20) e, desde então, a Asfoc-SN está cumprindo diversas agendas relacionadas ao evento por todo o Brasil. Mais do que participar de um momento importante como esse, o sindicato aproveita o espaço democrático, que conta com a organização e envolvimento ativo da Fiocruz, para fortalecer as pautas do servidores e servidoras da saúde pública.
As atividades principais da SNCT acontecem em capital federal, na Esplanada dos Ministérios. Lá, estiveram o presidente e a diretora da Asfoc-SN, Paulo Garrido e Luciana Lindenmeyer na manhã desta quarta-feira (22), com a base Fiocruz Brasília. Na visita ao estande da instituição, Paulinho e Luciana entregaram ao público a carta do sindicato e o folheto do Fonasefe contra a Reforma Administrativa. Além das lutas atuais diante dos desafios do campo sindical, o material da Asfoc-SN também cita a necessidade de políticas que garantam e defendam o funcionamento pleno das instituições de pesquisas.

“A Asfoc-SN, sindicato nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, tem uma longa trajetória de defesa da ciência, da educação e da tecnologia públicas como instrumentos de soberania, justiça social e preservação da vida […] Não há desenvolvimento nem democracia sem investimento contínuo em pesquisa, inovação e serviço público qualificado”, diz o trecho da carta da Asfoc-SN.
No Rio de Janeiro, a Asfoc-SN também está com representações na Semana C&T. Na abertura oficial de participação da Fiocruz no evento, ocorrida na última terça-feira (21) no auditório do Museu da Vida, a diretora Luiza Silva compôsa mesa “Planeta água: mudanças climáticas, (in)justiça ambiental e saúde”, que reuniu autoridades da instituição. Luiza pontou os impactos negativos da Reforma Administrativa e reforçou a necessidade de valorização dos servidores públicos.
“Mais do que outras narrativas que chamam precarização de flexibilidade, a Reforma Administrativa é um reconhecimento da ameaça direta às instituições realmente estratégicas pro estado, como a Fiocruz, as universidades publicas e o SUS […] Sem estabilidade não há pesquisa livre, é urgente valorizar a nossa força de trabalho”, salientou.

No estande da Asfoc-SN, em Manguinhos, a vice-presidente do sindicato, Lúcia Helena da Silva, e colaboradores da entidade, apresentaram à Asfoc-SN ao público e distribuíram cartas com os esclarecimentos sobre a luta sindical, especialmente as quatro pautas prioritárias:
- Contra a Reforma Administrativa, que ameaça o serviço público e a estabilidade das carreiras
- O cumprimento do acordo com o MGI e reivindicações como o RRA e o APH
- Convocação dos aprovados e aprovadas no concurso público da instituição
- Processo democrático do Congresso Interno da Fiocruz

Acompanhe a participação do sindicato que faz e acontece na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na luta, sempre!