Por conta de informações imprecisas que têm circulado entre os servidores nos últimos dias, a Asfoc se vê na obrigação de esclarecer o processo de votação que aconteceu no Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz, dia 30 de julho.
Após ampla discussão sobre o processo do Congresso Interno e o papel que a Asfoc-SN vem cumprindo nos debates até o momento, com visões divergentes, debateu-se a proposta apresentada pelo Sindicato de adiamento da votação do Plano Quadrienal (PQ) para Plenária Extraordinária a ser realizada no mês de novembro deste ano ou em março de 2011. Além desta proposta, havia também a proposição (de outro membro do CD) de adiamento da discussão sobre o modelo de gestão.
Como havia sido apresentada pela Comissão Organizadora a proposta de manutenção de todo temário do Congresso, os membros do CD decidiram deliberar primeiro sobre o adiamento ou não de parte do VI Congresso Interno, sem entrar no mérito do que poderia ser debatido numa Plenária Extraordinária. Por 10 votos a 5, o CD definiu pela manutenção do temário.
Após essa decisão, encaminhou-se uma segunda votação (não consensuada pelos conselheiros) apenas para saber quem era a favor da proposta da Asfoc e, obviamente, o Sindicato perdeu. O objetivo foi referendar uma ampla maioria contrária à posição apresentada pela Asfoc. Não havia necessidade de uma nova votação, visto que já não tinha sido aprovado o adiamento de parte do Congresso Interno.
A proposta de se discutir o Plano Quadrienal em Plenária Extraordinária estava embasada na série de discussões ocorridas nos últimos grupões (reuniões ampliadas de diretoria) e aprovada por unanimidade em Assembleia Geral (28/07). Os trabalhadores entenderam que não houve tempo suficiente para discutir o PQ, visto que a comunidade se debruçou nos últimos dias sobre as propostas do documento com as macrodiretrizes estratégicas e as mudanças do modelo de gestão, disponibilizadas desde maio, e que estes dois pontos deveriam preceder o planejamento quadrienal.
O CD também deliberou por não acatar formalmente o documento produzido pela Asfoc sobre as macrodiretrizes estratégicas e o modelo de gestão, por entender que tais propostas devam ser encaminhadas após aprovação em assembléias de unidades. Porém, os Conselheiros entenderam que o documento deve ser acatado como contribuição às discussões e ser considerado no que for consensual pela Comissão que redigirá o documento para a Plenária.
O Conselho Deliberativo, no entanto, acatou as outras deliberações da Assembleia, de que a página eletrônica do Congresso fosse liberada para o público externo e de que os relatórios dos Grupos de Trabalho do Coletivo de Gestores, que discutiu o Plano Quadrienal, fossem disponibilizados o quanto antes – já foram enviados a todas às direções das Unidades.
Apesar do documento da Asfoc não ter sido aceito como contribuição formal para o Congresso Interno, as questões propostas nele podem e devem ser discutidas pelos servidores e incorporado (integralmente ou em partes) nas propostas a serem enviadas à Comissão Organizadora até o dia 13 de agosto. Por esse motivo, é muito importante que os servidores não se furtem às discussões em suas Unidades e cobrem que as Assembléias deliberativas das Unidades aconteçam dentro deste prazo.
Visando aprofundar as discussões sobre o Congresso Interno e discutir os encaminhamentos para a reunião com o Ministério do Planejamento no próximo dia 25 de agosto, o Sindicato convoca todos os servidores para Assembléia na próxima quinta, às 13 horas, no auditório da Ensp.
Agenda Asfoc
11/08 (Quarta-feira) – Grupão, às 13 horas, na sede do Sindicato
12/08 (Quinta-feira) – Assembleia Geral, às 13 horas, no auditório da Ensp