A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Justa Helena Franco, coordenou uma das mesas do Seminário “Caso TKCSA: flexibilização do licenciamento ambiental em saúde”, realizado nesta terça-feira (29/03), no auditório da ENSP/Fiocruz.
O evento, que contou com o apoio e ampla divulgação da Asfoc-SN, tinha como objetivo a apresentação de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Fiocruz sobre os impactos à saúde que as atividades da Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) provocam à população do Rio.
Mediando a discussão “Da TKCSA à Samarco: vale a pena o modelo de exploração de commodities metálicas no Brasil?”, a presidente do Sindicato lembrou que a Asfoc acompanha e apoia a luta dos pescadores e outras vítimas da TKCSA há muitos anos.
Justa afirmou também que o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, em trabalho pelo Sindicato em #Brasília, estava ciente do tema e se colocava à disposição para levar o assunto à Comissão do Meio Ambiente daCâmara dos Deputados para ampliar as discussões sobre a flexibilização ambiental e seus impactos à saúde.
#PareTKCSA