Desde o amplo debate convocado pela Asfoc-SN e Presidência da Fiocruz com o negociador do Ministério do Planejamento, Idel Profeta, no dia 15 de maio, os diretores do Sindicato vêm fazendo contatos diários com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o próprio Planejamento.
O esforço principal da Asfoc neste momento é para não incluir, no acordo da correção da tabela salarial, qualquer alteração na atual estrutura do Plano de Carreiras da Fiocruz. Os trabalhadores cobram que o assunto seja levado pelos ministros do Planejamento e Saúde ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda esta semana – dentro da expectativa para o fechamento do acordo.
De qualquer forma, assim como deliberado em Assembléia Geral, cabe à Presidência da Fiocruz também informar, via lista Fiocruz L, sobre as ações que estão sendo feitas pelo presidente da Fundação e pelo ministro da Saúde, em defesa dos pontos que estão no Aviso Ministerial.