A Semana de Ação Mundial “Essa Dívida não é nossa” termina nesta terça-feira (15/10) com uma série de ações na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. O Núcleo RJ da Auditoria Cidadã da Dívida Pública (ASSIBGE-SN, ASFOC, AFINPI, TV COMUNITÁRIA, ASMETRO, SINTUPERJ etc) estará no local a partir das 9h30, com carro de som, tenda, faixas, banners, panfletos e camisas do movimento. No fim do dia, haverá uma grande passeata pacífica dos professores. Sua presença será primordial para o sucesso do evento. Participe da panfletagem e divulgação do maior problema do Brasil: a Dívida Pública.
Fórum Sindical discute aprimoramento da carreira e pauta geral dos servidores
A Auditoria Cidadã da Dívida Pública foi apenas um dos temas do II Fórum Sindical e Institucional da Asfoc-SN, realizado na última sexta-feira (11/10), na Sala Sergio Arouca, na sede do Sindicato.
Com participação dos coordenadores regionais da Bahia e Pernambuco e transmissão direta para os estados, os trabalhadores debateram amplamente questões como Fioprev, Congresso Interno, Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs), agenda do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro e o aperfeiçoamento do Plano Fiocruz.
O presidente da Asfoc, Paulo Garrido, salientou que a luta do Sindicato é pelo aprimoramento e valorização das carreiras da Fiocruz como um todo, com tratamento equânime e o mais linear possível entre os níveis intermediário e superior.
Na reunião, Paulinho voltou a dizer que espera ter a conclusão do relatório do Grupo de Trabalho (GT) que discute o aperfeiçoamento do Plano de Carreiras na próxima reunião com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT), marcada para quinta-feira (17/10).
No último encontro com o governo, a Asfoc cobrou adequações e ajustes de termos no pré-relatório apresentado pela SRT. Dentre outros pontos, o GT discute a incorporação integral da gratificação de desempenho no Vencimento Básico, ampliação dos critérios de concessão de Retribuição de Titulação (RT) e Gratificação por Qualificação (GQ) e a regulamentação da licença sabática.
Na ocasião, a Asfoc também cobrou do secretário Sérgio Mendonça a retomada do processo de negociações da pauta geral protocolada pelo Fórum dos SPFs, que reivindica antecipação da parcela de 2015, reajuste da cesta benefícios (auxílio alimentação, auxílio creche etc). Sérgio respondeu que, antes de receber o Fórum, pretende priorizar as reuniões dos GTs com a Asfoc e outras 33 entidades e finalizar os relatórios. A Asfoc articula com o Fórum uma reunião para definir calendário e estratégias de lutas.