Na última reunião do Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz, quinta-feira (28/07), foi feito um apelo à direção da Asfoc para que fosse reavaliado o indicativo de paralisação desta semana. De acordo com o calendário, aprovado em Assembléia Geral do dia 28/06, as unidades administrativas entrariam em greve de 24 horas na próxima quinta-feira (04/08).
A força do movimento fez com que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciasse que enviará ao Congresso Nacional, ainda este ano, Projeto de Lei para resolver a questão do Bressinho e da equalização entre os salários dos diversos planos existentes na Fiocruz, através da criação de um plano próprio da Fundação.
Em defesa das demais pautas, a última Assembléia Geral (25/07) manteve as paralisações. Vale ressaltar a adesão dos servidores da Dirac e do Cecal, na greve do dia 28/07. Palestra sobre Biossegurança atraiu, como atividade de paralisação, cerca de 100 trabalhadores. O saldo final foi o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelas duas unidades.
Mas em consideração à solicitação do CD, que tem sido parceiro nesta luta, tendo se manifestado favorável às nossas reivindicações, a Asfoc convoca todos os servidores a participarem da Assembléia Geral, nesta terça-feira (02/08), às 13 horas, no auditório da Ensp. Destacamos a importância da presença de cada servidor favorável ou contrário à continuidade das paralisações.
Por conta disso, ficam adiadas as assembléias preparatórias da Presidência, segunda-feira (01/08), e da Dirad, Direh e Diplan, terça-feira (02/08).
Venha decidir os novos rumos do movimento