Pesquisar

Notícias

Assembleia da Asfoc-SN cobra mobilização da Presidência e do CD Fiocruz pela reposição das perdas salariais e ampliação das discussões sobre FioSaúde, Programa de Gestão Institucional e aposentadoria

Em Assembleia Geral da Asfoc-SN, no formato híbrido (presencial e virtual), nesta terça-feira (29/03), os trabalhadores da Fiocruz aprovaram intensificar as ações pela recomposição emergencial dos salários e propor o aprofundamento e a ampliação das discussões sobre o Programa de Gestão Institucional.

A Assembleia considerou fundamental aprofundar o debate com os trabalhadores sobre o Programa de Gestão Institucional antes de qualquer deliberação do CD – as atuais informações são poucas e insuficientes para compreensão do tema. O Sindicato se comprometeu a realizar painéis, grupões e assembleias temáticas em busca de alcançar isonomia entre as unidades e carreiras.

Os trabalhadores também cobraram avanços concretos na negociação política envolvendo Presidência da Fiocruz, Asfoc-SN e INSS sobre as ações jurídicas e administrativas internas em relação à exigência de se apresentar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para aposentadoria. Sobre o FioSaúde, reforçaram a importância de garantir o debate amplo em busca de soluções para a questão, buscando a viabilidade para os beneficiários e sustentabilidade ao Plano de Saúde.

Após mais uma Assembleia qualificada, propositiva, analítica e formuladora – em que a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, e o vice, Paulo Garrido, fizeram uma ampla análise da conjuntura, reforçando e ouvindo críticas dos servidores em relação à postura do governo Federal de não abrir uma Mesa de Negociação efetiva com os servidores -, os trabalhadores ratificaram, por unanimidade, o calendário de mobilização proposto pela Asfoc-SN. Confira!

CALENDÁRIO DE LUTAS:

– 29, 30 e 31/03: Jornada de Luta em Brasília.

– 30/03: Ocupa Brasília – Caravanas de todos os estados.

– 30 e 31/03: Comissão Organizadora do 17º Conselho Nacional de Saúde.

– 31/03: Propor à Presidência e ao Conselho Deliberativo da Fiocruz, durante CD, ações/gestões junto aos poderes Executivo e Legislativo pela reposição das perdas salariais – constituindo Comissão do CD para agenda oficial em Brasília. Reforçar junto à Presidência da Fiocruz/CD ações/gestões em relação à pauta interna dos trabalhadores (FIOSAÚDE, GESTÃO DA APOSENTADORIA/CTC, PROGRAMA DE GESTÃO INSTITUCIONAL E SAÚDE DO TRABALHADOR).

– 01/04: Ato pelas liberdades democráticas: ditadura nunca mais.

– 07/04: Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos em todo Brasil, destacando a defesa do SUS.

– 09/04: Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo “FORA, BOLSONARO! BOLSONARO NUNCA MAIS”.

Últimas Notícias