A direção da Asfoc-SN convoca os trabalhadores a participarem de Assembleia/Ato na próxima sexta-feira (07/04), Dia Mundial da Saúde, em frente ao CD Fiocruz. Na pauta: violência em Manguinhos, calendário de mobilização em abril e paralisação dia 28 de abril.
O Sindicato também enviou documento à Presidência da Fiocruz cobrando a publicização com antecedência das pautas do Conselho Deliberativo e sugerindo que o tema “Violência” seja incluído na próxima reunião do CD.
Veja o documento abaixo:
À PRESIDÊNCIA E AO CONSELHO DELIBERATIVO DA FIOCRUZ
A Executiva Nacional da Asfoc-SN, reunida hoje (03/04), considera importante ressaltar que na convocação e pauta do CD Fiocruz de quinta (06/04) e sexta-feira (07/04) não consta qualquer documento que aborde e esclareça os itens sobre orçamento, revisão do estatuto Fiotec, regimento interno Fiocruz, Congresso Interno e ouvidoria. O aprimoramento da gestão democrática e participativa exige maiores esforços de todos. Em Assembleia recente, a direção da Asfoc assumiu o compromisso de aprofundar e ampliar o debate nas unidades sobre os temas apresentados, reforçando o papel do Sindicato como guardião da democracia e como local e espaço efetivo da participação direta dos trabalhadores. Para isso, no entanto, é fundamental que as pautas do CD sejam divulgadas com antecedência e com maior clareza em relação ao que será decidido por esse Conselho.
DIANTE DISSO, PRIORIZAMOS BUSCAR CONSENSOS MÍNIMOS SOBRE alguns pontos que devem ser considerados para a discussão do VIII Congresso Interno:
– Documento-base que favoreça uma construção mais coletiva e com prazo maior de contribuição nas Unidades.
– Processo de eleição de delegados padronizado – com escolhas sempre que possível em votos fechados, permitindo o voto secreto em cada candidato a delegado, para não constranger os eleitores.
– Calendário informado o mais breve possível para que, assim que concluídos os processos eleitorais das Unidades, as novas gestões possam se debruçar sobre isso.
A Diretoria da Asfoc também aprovou um calendário de mobilizações, e propõe também que a situação de violência na comunidade de Manguinhos, que vem afetando a vida de moradores e trabalhadores, seja incluída na pauta deste CD.
CALENDÁRIO A SER APRESENTADO AOS TRABALHADORES NA ASSEMBLEIA/ATO (07/04)
Acompanhar a tramitação da PEC 287 e agenda na comissão especial. Adesão a qualquer construção de Ato unificado para a data de votação de mérito na comissão especial.
07/04 – 13:30 – ATO/ASSEMBLEIA
Dia Mundial da Saúde (+ direitos, – Depressão). Em frente ao CD Fiocruz. (Pauta: violência em Manguinhos, calendário de mobilização em abril e paralisação dia 28 de abril.
11/04 – Ato/ Debate contra a Violência
15/04 – Participação na Caminhada pelo Dia Mundial do Autismo (02/04)
18 a 20/04 – 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde
22/04 – Marcha em defesa da Ciência e Tecnologia em defesa da Universidade Pública – SP
22/04 – Ato no Museu do Amanhã (RJ)
28/04 – Paralisação UNIFICADA contra as Reformas Trabalhista e da Previdência
29/04 – Participação no mutirão no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila em Manguinhos e Ato/ Debate sobre a história da luta dos trabalhadores em Manguinhos na inauguração da Sala da História dessa escola.