Sindicato celebra Dia dos Aposentados com atendimento jurídico, lazer e informação em saúde
A Asfoc-SN promoveu na manhã desta sexta-feira (24/01) evento em homenagem ao Dia dos Aposentados, na sede do Sindicato. Durante o encontro, a Direção Executiva Nacional fez um balanço sobre a atual conjuntura e reforçou a importância de participação na agenda de lutas para enfrentar os ataques aos direitos dos servidores e serviços públicos, e do conjunto da classe trabalhadora. O Sindicato também promoveu palestras sobre ergonomia e problemas na coluna, aula de dança de salão e atendimento jurídico para esclarecer dúvidas sobre a ação da Diferença Salarial do Dissídio de 1990.
Na Mesa de abertura, o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, afirmou que os ataques do governo não têm precedentes, mas uma agenda forte de luta e resistência é construída. “Independentemente de qualquer linha política e concepção ideológica, todos nós estamos sofrendo ataques aos direitos conquistados, com redução de salário e perda de qualidade de vida. Para reverter isso só com união, unidade e mobilização nas ruas”, ressaltou.
A vice-presidente Mychelle Alves voltou a criticar a Reforma da Previdência e cobrou respeito dos atuais governantes do país. “A reforma veio para que não tenhamos direito a nos aposentar. Somos trabalhadores, construímos o país, e os aposentados também participaram da construção da Fiocruz. Se a Instituição é referência mundial em saúde pública é graças a eles”, frisou.
Organizando o evento em parceria com o Sindicato, as aposentadas Lúcia Helena da Silva e Maria de Fátima Barbosa reforçaram aos convidados que é fundamental “estarmos sempre juntos” na luta neste momento de ataques aos direitos dos trabalhadores.
Na palestra “Prevalência do problema da coluna no Brasil”, a pesquisadora da Fiocruz Dalia Elena Romero disse que a questão é um dos grandes problemas de saúde pública no país. “A principal solução é a prevenção e o cuidado para ter uma vida mais saudável”.
A fisioterapeuta ergonomista Lucíola Lessa destacou a atividade física como uma das principais soluções. “Melhora o funcionamento corporal, preserva a independência, reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes, entre outros. Mas antes de iniciar alguma atividade física, consulte seu médico”, alertou.
Doutora em Saúde pública, Débora Castanheira revelou as consequências sofridas pelos aposentados com a aprovação da Reforma da Previdência no ano passado. “As pessoas estão sofrendo um processo de ‘culpabilização´ pela situação econômica do país. Mas a culpa não é delas, porque o país não se preparou [para o envelhecimento da população]”.
Confira a agenda de mobilização:
31/01 – Concurso de samba-enredo do Bloco Discípulos de Oswaldo
08/02 – Feijoada do Bloco Discípulos de Oswaldo
11/02 – Reunião Ampliada do Fonasefe para aprovação do texto final e lançamento da Campanha Salarial de 2020, a ser protocolada no Ministério da Economia, Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Ministério Público Federal
12/02 – Ato organizado pelo Fórum em Defesa dos Serviços Públicos junto com as Centrais Sindicais, no auditório Nereu Ramos, em Brasília
14/02 – Ensaio Geral do Bloco Discípulos de Oswaldo
19/02 – Desfile do Bloco Discípulos de Oswaldo
25/02 – Desfile do bloco “Meu bem, volto já!” junto com o Discípulos de Oswaldo, na Avenida Atlântica
08/03 – Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora
18/03 – Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário, Soberania, Defesa da Amazônia, Agricultura Familiar: mobilizações, protestos e greves. Reativar os Fóruns Estaduais das entidades sindicais do setor público