Pesquisar

Notícias

Asfoc-SN presente na posse do presidente da Fiocruz, Mario Moreira

A Asfoc esteve, nesta sexta-feira (4 de abril), na posse do presidente reeleito da Fundação Oswaldo Cruz, Mario Moreira, realizada na Praça Pasteur, ao lado do Castelo Mourisco.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano e o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, e a Diretoria Executiva Nacional, além de parlamentares federais, estaduais e municipais, ex-presidentes da Fiocruz, entre outros.

Em sua fala, o presidente da Asfoc-SN destacou o compromisso de Moreira com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Fiocruz, com a atuação conjunta entre a instituição e o sindicato pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Hoje é um dia de celebração, mas também de reafirmação, de compromisso. A posse do Mario Moreira não é só um rito formal. Ela simboliza a força da gestão democrática que construímos dentro da Fiocruz. Essa conquista não veio fácil. É resultado de muita luta, de um esforço coletivo para preservar os valores que sustentam essa casa: ciência, saúde pública e o compromisso com o povo brasileiro”, afirmou Paulinho.

O presidente da Asfoc também saudou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e reforçou as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras pela valorização do serviço público:

“Ministro Padilha, sabemos do seu compromisso com o SUS e com a saúde pública. Por isso pedimos que essas pautas sejam tratadas com prioridade. Já entregamos nossas reivindicações formalmente e confiamos no diálogo aberto e construtivo que temos mantido até aqui. A Fiocruz tem um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e solidário, mas para isso precisamos garantir condições dignas para quem faz essa instituição funcionar todos os dias”, ressaltou.

Paulinho destacou a importância da atuação dos trabalhadores e trabalhadoras na Fiocruz para a sociedade:

“Eles estão unidos em torno de um propósito maior: servir à população brasileira. E é justamente por isso que estamos aqui hoje. Para reforçar que a Fiocruz (…) é um patrimônio das pessoas deste país. Feito pelas pessoas deste país. Pessoas que precisam ser valorizadas”.

Confira a íntegra da fala de Paulinho:

Leia a fala do presidente da Asfoc:

Bom dia a todas e todos!

Quero começar saudando o companheiro Mario Moreira, que hoje assume novamente a presidência da Fiocruz, junto com toda a sua equipe. Parabéns pela eleição e pelo compromisso que vocês demonstraram ao longo de todo o processo! Saúdo também o ministro Alexandre Padilha, cuja presença aqui reforça o diálogo entre a nossa Fundação e o governo, algo tão essencial para os desafios que enfrentamos.

Hoje é um dia de celebração, mas também de reafirmação de compromissos. A posse do Mario não é só um rito formal; ela simboliza a força da gestão democrática que construímos dentro da Fiocruz. Essa conquista não veio fácil. É resultado de muita luta, de um esforço coletivo para preservar os valores que sustentam esta casa: ciência, saúde pública e o compromisso com o povo brasileiro.

Precisamos de lideranças como Mario e sua equipe: competentes, serenos e combativos. A Fiocruz tem uma história grandiosa, mas ela só se mantém viva porque somos muitos – trabalhadores e trabalhadoras – unidos em torno de um propósito maior: servir à população brasileira.

E é justamente por isso que estamos aqui hoje. Para reforçar que a Fiocruz não é um castelo, é um patrimônio das pessoas deste país, feito pelas pessoas deste país. Pessoas que precisam ser valorizadas. Cuidar das questões que impactam em sua saúde como a violência. Em 2024, tivemos avanços importantes na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização das carreiras, mas ainda há muito por fazer. O RRA – Reconhecimento de Resultados e Aprendizagem – precisa ser implementado integralmente. A convocação de todos os aprovados e excedentes e novos concursos públicos são urgentes. O Adicional de Plantão Hospitalar e os demais compromissos firmados com os trabalhadores devem ser cumpridos.

Ministro Padilha, sabemos do seu compromisso com o SUS e com a saúde pública. Por isso, pedimos que essas pautas sejam tratadas como prioridade. Já entregamos nossas reivindicações formalmente e confiamos no diálogo aberto e construtivo que temos mantido até aqui.

A Fiocruz tem um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e solidário. Mas para isso, precisamos garantir condições dignas para quem faz essa instituição funcionar todos os dias. Este é o momento de fortalecer nossa união interna e reafirmar nosso compromisso com a população brasileira.

Parabéns mais uma vez ao Mario Moreira e à nova equipe da presidência! Que este ciclo seja marcado por avanços concretos para todos nós. Viva a Fiocruz! Viva o SUS! Viva os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil!

Últimas Notícias