A Asfoc-SN participou na quarta-feira (23/10) do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, no Congresso Nacional. Durante o evento, o presidente Paulo Garrido leu a nota oficial do Sindicato (Havia mais futuro no passado. Acabou a Previdência Social!) contra a aprovação da Reforma da Previdência – acesse aqui.
Ainda na capital Federal, Paulinho esteve presente na Jornada de Lutas pela Saúde (“Saúde é democracia! Pelas liberdades democráticas e pelos direitos sociais: em defesa do direito à Saúde”) e no Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento dos SUS, ambos na Fiocruz Brasília.
Cine Educação – O diretor da Asfoc-SN Carlos Fidelis Ponte também participou ontem da edição do Cine Educação no Museu da República, no Rio de Janeiro. O Festival de Cinema e Educação terá uma amostra na sexta-feira (25/10), às 9 horas, na sede do Sindicato. Serão exibidos os curtas-metragens “Detalhes”, “Camelô da Saúde”, “Você só dá aula?” e “Armanda”.
Durante o evento, o dirigente comentou sobre o desmonte do Estado em curso e a retirada dos direitos dos trabalhadores com aprovação da Reforma da Previdência. “Precisamos resistir, e esse evento me emociona porque a Educação e o cinema são atos de resistência na sociedade”.
Os filmes “Corretor de Escola” e “Espero a sua (re)volta” (disponível no site www.taturana.com.br) relatam a luta em defesa da Educação, focalizando a ocupação de escolas públicas em São Paulo. Também foram abordados temas como o que a população entende por Ciência, Tecnologia e Inovação, questões de gênero e raça, entre outros.
Ainda estiveram presentes na sessão lideranças do sindicato dos professores, dos movimentos sociais e políticos.