Pesquisar

Notícias

Asfoc-SN lamenta morte de ex-presidente da Fiocruz Luiz Fernando Ferreira

A Asfoc-SN lamenta profundamente a morte do ex-presidente da Fiocruz, o pesquisador Luiz Fernando Ferreira, na tarde desta segunda-feira (22/10). Neste momento de muita tristeza, o Sindicato se solidariza com os familiares e amigos. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas. 

O médico, pesquisador e professor emérito da Fiocruz é internacionalmente reconhecido pela criação da paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e ex-presidente da Fundação (1990), era profundamente dedicado à ciência e à paleoparasitologia.

O pesquisador desenvolveu suas atividades no Departamento de Ciências Biológicas (Ensp/Fiocruz), criado por ele na década de 1960. Importante incentivador da formação de recursos humanos para a saúde nos diferentes níveis escolares, apareceu também como referência mundial nas pesquisas paleoparasitológicas. Luiz Fernando foi o principal responsável pelo aperfeiçoamento de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros nesta área.

Em 2012, o pesquisador ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais com o livro Fundamentos da paleoparasitologia, organizado em parceria com o também pesquisador da Ensp Adauto José Araújo e Karl Jan Reinhard, da Universidade de Nebraska. Este livro foi lançado pela Editora Fiocruz em comemoração aos 111 anos da Fundação.

Luiz Fernando nasceu no Rio de Janeiro e tinha 82 anos (23/09/1936).

Com Agência Fiocruz de Notícias

Últimas Notícias