Pesquisar

Notícias

Asfoc-SN em mobilização permanente pela reposição salarial dos servidores e valorização dos serviços públicos

Em Assembleia Extraordinária presencial da Asfoc-SN na segunda-feira (18/04), as trabalhadoras e os trabalhadores da Fiocruz aprovaram uma série de encaminhamentos para ampliar a mobilização pela valorização dos serviços públicos e servidores, e em defesa da reposição das perdas salariais dos servidores públicos.

O Sindicato também vai realizar dois Grupões (25 de abril e 2 de maio) e uma Assembleia (10 de maio) para aprofundar os debates sobre a proposta do Programa de Gestão Institucional em curso – clique aqui e veja o documento-base. A Diretoria da Asfoc atualizará as análises para subsidiar todo o processo.

Sobre as ações e estratégias de perdas salariais, o Sindicato vai avaliar o retorno das gestões da Presidência da Fiocruz programadas para essa terça-feira (19/04), em Brasília. Os trabalhadores também reforçaram a necessidade de constituição de uma Comissão da Presidência e do CD para tratar das pautas geral e interna dos trabalhadores (FioSaúde, Gestão de Aposentadoria/CTC, Saúde do Trabalhador) com o governo.

A Asfoc-SN segue cobrando a Presidência da Fiocruz sobre o assunto, participando da vigília na capital Federal – reivindicando a recomposição emergencial dos salários – e construindo agendas e atos em Brasília e nos estados, como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho (28 de abril) e a Mobilização em defesa dos serviços públicos e servidores durante as comemorações do aniversário da Fiocruz, em 25 de maio (confira abaixo agenda completa).

Para dar ainda mais visibilidade à mobilização interna, os trabalhadores da Fiocruz aprovaram espalhar faixas de reivindicação pelo Campus e convidar parlamentares e integrantes da sociedade civil para as atividades do Sindicato, em apoio aos pleitos dos servidores da Fundação.

Os trabalhadores também solicitaram um posicionamento público da Presidência da Fiocruz em relação ao fim da emergência sanitária no Brasil por causa da Covid-19, anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, domingo (17/04), em rede nacional de rádio e televisão.

Calendário de Mobilização

25 de abril – Grupão (Programa de Gestão Institucional).

28 de abril – Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho.

1º de maio – Dia do Trabalhador.

2 de maio – Grupão (Programa de Gestão Institucional).

10 de maio – Assembleia Geral presencial.

25 de maio (aniversário da Fiocruz) – Mobilização e Ato em defesa dos serviços públicos e servidores, de Ciência e Tecnologia, e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Últimas Notícias