O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), integrado pela Asfoc-SN, consensuou em reunião virtual ontem (14/01) uma Jornada de Luta no início deste ano. De 24 de janeiro a 1º fevereiro, haverá diversas atividades remotas e presenciais nos estados e no Distrito Federal, em defesa da vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.
Em 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados; no dia 26, Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial sobre vacinas e epidemiologia, com três painelistas indicados pela Asfoc-SN; e, em 1º de fevereiro, carreata em todo o país no Dia Nacional de Luta em defesa da vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.
Nesta última data, haverá também um Ato em Brasília, na porta do anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 14 horas, para entrega de manifesto aos candidatos a presidente do Legislativo e início de vigília, além de panelaço nacional, às 20 horas.
Participaram da Reunião Ampliada virtual do Fonasefe a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, o vice, Paulo Garrido, além das Centrais Sindicais (CUT, CTB, Conlutas e Frente Brasil Popular).
Agenda intensa – A Diretoria Executiva Nacional teve uma agenda intensa nesta semana. Além da Reunião Ampliada virtual do Fonasefe, Mychelle Alves ainda participou na terça-feira (12/01) da primeira reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz do ano. Na pauta: Fiocruz no enfrentamento da pandemia, com destaque para a atualização da vacina. Mychelle saudou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, pela nomeação: “Vitória da democracia, da união e da coesão institucional”.
No dia seguinte, na quarta-feira (13/01), ela e Paulo Garrido estiveram em um ato, em frente à UPA de Manguinhos, com o vereador Lindbergh Farias, presidentes de associações, lideranças e moradores, para exigir a reabertura imediata da Unidade de Pronto Atendimento. Na próxima semana, Lindbergh Farias se comprometeu a realizar uma reunião pública na Câmara dos Vereadores buscando entendimentos para a abertura do local.
A Asfoc-SN também se comprometeu publicamente em apoiar as demandas dos moradores do território, como interlocutora, nas esferas municipal, estadual e federal. “A pauta é ampla. Participamos do lançamento do Fórum Estadual contra a privatização da Cedae, do Comitê em defesa da vida do Rio de Janeiro, por vacina para todas e todos. E também temos, em parceria com o Cebes, agendas de formação e mobilizações, como a oficina MobilizaSUS, aberta a trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, aos movimentos sociais e populares”, afirmou Paulinho.
Na quinta-feira (14/01), a presidente e o vice do Sindicato estiveram no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) inspecionando as instalações voltadas ao uso dos trabalhadores.
No mesmo dia, a diretora de Esportes, Patrícia Condé, também esteve nos locais de prática esportiva do Sindicato. Acompanhada de alguns professores de Educação Física, ela recebeu a nova camisa da Equipe de Corrida da Asfoc-SN e escreveu em uma rede social: “Vamos manter a qualidade de vida com toda segurança”.