A direção da Asfoc-SN assinou na noite desta segunda-feira (27/08) o termo de acordo referente à reestruturação e valorização do Plano de Carreira dos servidores da Fiocruz, com ganhos escalonados nos próximos três anos – conforme análise e tabelas já divulgadas no site da Asfoc.
No acordo, assinado pelo presidente do Sindicato, Paulo Garrido, o secretário de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, e o vice-presidente da Fiocruz, Pedro Barbosa, fica garantido também a constituição de um Grupo de Trabalho para o aperfeiçoamento do Plano de Carreiras da Fundação. Em outubro, as partes se reunirão para pactuar a pauta, os prazos e a metodologia deste GT, que visa a ampliação dos acessos às GQs e RTs para os níveis intermediário e superior e as competências dos cargos (Analistas e Tecnologistas; Assistentes e Técnicos).
Nem bem desembarcou no Rio, nesta terça-feira (28/08), o presidente do Sindicato foi convocado pela SRT a participar de reunião do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais, amanhã (29/09), às 17 horas. A informação, antecipada na última Assembleia, é de que o governo pretende apresentar formalmente uma proposta de reajuste na cesta de benefícios dos trabalhadores (auxílio alimentação e plano de saúde), pauta do Movimento Unificado.
Ainda hoje, a Asfoc se reunirá com outros representantes das entidades que compõem o Fórum para debater a estratégia na Mesa de Negociação com o Planejamento e uma agenda de lutas.