Pesquisar

Notícias

Asfoc realiza primeiro debate entre candidatas à eleição para a diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia

A Asfoc-AM realizou na tarde da última quarta-feira (23/04), o primeiro debate entre as candidatas ao cargo de diretora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), para o quadriênio 2025-2029.

Participam do pleito as pesquisadoras em Saúde Pública Stefanie Costa Pinto Lopes e Priscila Ferreira Aquino, ambas servidoras concursadas da Fiocruz. Stefanie Lopes é bióloga e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade de Campinas (Unicamp), e Priscila Aquino, bacharel em Química, com Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O debate contou com a mediação de Luciana Lindenmeyer, diretora de Administração e Finanças da Asfoc-SN, a convite da Regional Amazonas. As candidatas puderam responder a questionamentos formulados pela comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia, utilizando a metodologia de sorteio das perguntas depositadas em uma urna lacrada e sorteadas durante o debate, com um tempo de duração fixado em dois minutos para cada resposta.

O debate teve início com a apresentação das candidatas e o sorteio dos temas estabelecidos – Gestão, Pesquisa, Equidade, Saúde do Trabalhador e Educação/Pós-Graduação. As perguntas foram sorteadas em duas rodadas, sendo a primeira com três temas e a segunda, com dois, e, ao final, um tempo de cinco minutos para as considerações finais.

As candidatas puderam abordar aspectos importantes do dia a dia da instituição, opinando sobre temas como a importância das parcerias estratégicas institucionais para ampliação das atividades, incremento financeiro à pesquisa, qualificação dos trabalhadores, governança do uso de recursos dos projetos, captação de recursos, integração entre laboratórios, valorização dos discentes, ampliação de ofertas de cursos do Latu sensu, Stricto sensu e Latíssimo, implantação do Núcleo de Saúde do Trabalhador e inclusão social e combate ao preconceito contra pessoas LGBTQIAPN+.

Para Luciana Lindenmeyer, a gestão democrática e participativa é um pilar defendido pela Asfoc, como modelo de gestão a ser preservado e perpetuado na instituição. “Esse é um momento muito importante para o debate de ideias. São sempre formas diferentes, mas com objetivos comuns de crescimento e melhoria da unidade. Destaco também a importância de ter duas mulheres na disputa. Como integrante do comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, ressalto ser muito importante termos duas mulheres concorrendo e a perspectiva de um debate bastante qualificado”, opinou Luciana.

A votação ocorrerá no dia 28/04/2025, de 8h às 16h (horário de Manaus), conforme calendário eleitoral aprovado pelo Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Últimas Notícias