Pesquisar

Notícias

Asfoc realiza palestra sobre os desafios impostos pela atual conjuntura política do Brasil

A Asfoc participou do Seminário Nacional “Novas configurações do governo federal para políticas sociais do campo”, um debate de mobilização e formação organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), no dia 17 de julho, em Brasília.

Para basear as reflexões e discussões, o presidente Paulo Garrido e o diretor Carlos Fidelis Ponte realizaram uma análise de conjuntura, trazendo os impactos da Reforma da Previdência para os trabalhadores rurais. Durante o debate, realizado no Centro de Estudos Sindicais da Contag, representantes de todas as federações agradeceram a Asfoc por ser unir na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais para garantir que o campo continue a ser um lugar de vida, produção, cultura e desenvolvimento.

Sob o olhar atento de uma plateia bastante interessada, Paulinho e Carlos Fidelis também abordaram a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. A Asfoc participará do evento como delegado e convidados, e levará questões relativas à preservação do campo e dos direitos dos trabalhadores rurais, ao direito à Saúde e à repartição dos recursos do Estado, entre outras.

Os diretores da Asfoc defenderam que as principais atribuições do Estado são a proteção da vida e a promoção do bem-estar social. Essas atribuições devem ter prioridade absoluta e subordinar as demais políticas públicas, incluindo a política econômica e qualquer projeto de desenvolvimento adotado pelo país.

Os participantes refletiram sobre a possibilidade da área da Saúde participar positivamente da dinâmica econômica para criar empregos, internalizar tecnologias de ponta e reduzir o déficit na balança comercial decorrente da importação de medicamentos, vacinas, insumos, próteses e outros itens que poderiam ser produzidos no país a partir de transferências de tecnologia obtidas pela utilização do poder de compra do Estado como instrumento de negociação.

Após a fala do Sindicato, os participantes ressaltaram a importância e a necessidade de estabelecer parcerias entre a Contag, a Asfoc e a Fiocruz.

Últimas Notícias