Em reunião que abriu a discussão sobre a pauta específica, no fim da tarde desta segunda-feira (01/06), no Ministério do Planejamento, o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, se comprometeu com a direção da Asfoc-SN a dar respostas sobre as negociações com os trabalhadores até o fim deste mês.
O Sindicato pautou questões prioritárias para serem discutidas na Mesa, como as distorções da GQ do Nível Intermediário, a ampliação dos critérios de acesso à RT e GQ, os percentuais de titulação, a incorporação da GDACT ao Vencimento Básico e o reajuste de benefícios.
Convidada pelo governo a participar do encontro de ontem, a coordenadora geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal do Ministério da Educação (MEC), Nilva Carmo, relatou a experiência de aperfeiçoamento do Plano de Carreiras dos professores, implementado em outubro de 2014. Segundo ela, desde então, cerca de 9 mil profissionais já foram beneficiados com o aprimoramento. “Esse seria o melhor dos mundos. Aperfeiçoar o Plano de Carreiras, com o devido estímulo e valorização dos servidores, melhorando também a gestão da instituição. Mas precisamos conversar melhor sobre os impactos e a realidade da Fiocruz”, disse Sergio Mendonça.
Pressionado pela direção do Sindicato, que cobrou enfaticamente um posicionamento efetivo e a apresentação de uma proposta concreta, o secretário confirmou nova reunião para a segunda quinzena de junho, tanto para tratar da pauta específica quanto da geral com o restante das entidades representativas dos servidores públicos federais. “Queremos trazer respostas, mas vivemos um momento muito complicado, tanto politicamente quanto economicamente”, frisou.
Nos próximos dias, o Sindicato convocará um Fórum para aprofundar e detalhar os estudos técnicos do aperfeiçoamento do Plano de Carreiras. Ainda este mês, a Asfoc-SN também fará um outro Fórum, este específico para discutir o Congresso Interno.
A direção do Sindicato divulgará em breve o calendário de atividades. Fique atento à agenda e acompanhe as ações atualizadas no portal (www.asfoc.fiocruz.br). Curta também a fanpage oficial no Facebook (ASFOC – Sindicato Nacional).
Excedentes – Em reunião hoje de manhã (02/06) entre Asfoc-SN, Presidência da Fiocruz e o grupo de Excedentes, o vice-presidente da Fundação, Pedro Barbosa, informou que ainda aguarda a publicação da Portaria convocando os novos servidores. “O limite é terça-feira (09/06) e, a partir da assinatura, também já estamos preparados para a nomeação”, afirmou.
Durante o encontro, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, afirmou que vai “mobilizar as forças políticas” para resolver a questão. “Estamos todos unidos na mesma causa”, frisou.