Pesquisar

Notícias

Asfoc parabeniza IBGE pelos 83 anos

A direção da Asfoc-SN parabeniza os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que hoje comemoram 83 anos de excelentes serviços prestados ao país e à sociedade brasileira. Neste momento de intensos ataques às instituições públicas, os trabalhadores da Fiocruz também se solidarizam com os colegas do IBGE que atualmente alertam para a “intervenção” política no Instituto.

De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira (29/05) pela Assibge-Sindicato Nacional, o “corte no orçamento e no questionário do Censo 2020 poderão trazer consequências profundas para o conhecimento da realidade brasileira e para a formulação e monitoramento das políticas públicas.

Além disso, a forma como o corte foi imposto revela um processo de intervenção política no IBGE, marcado pelo desrespeito aos critérios técnicos e pela redução dos espaços de diálogo com a sociedade e com seus trabalhadores. Exoneração de diretores, nomeação de membros externos e consultorias do Banco Mundial fizeram parte desse processo de desrespeito ao projeto do Censo 2020, construído pela equipe técnica da casa a partir de uma série de consultas e seminários internos e externos”.

A cerimônia de comemoração dos 83 anos do IBGE, no Rio, também foi marcada por protestos por parte do corpo técnico, que chegou a vaiar a presidente, Susana Cordeiro Guerra. O movimento teve ainda, cartazes e faixas em defesa do IBGE, do Censo e contra a intervenção do governo.

A Asfoc-SN reafirma sua luta pela valorização dos servidores e por um serviço público de qualidade. Em defesa do SUS, da Educação, e da Ciência e Tecnologia. Pela Soberania Nacional. Por um país mais justo e igualitário!

Últimas Notícias