Pesquisar

Notícias

Asfoc lamenta morte do escritor Vito Giannotti

A Asfoc-SN lamenta profundamente a morte do escritor italiano Vito Giannotti. Nascido na Toscana, Itália, em 1943, Giannotti era um dos principais defensores da causa dos trabalhadores. Operário, dirigente sindical, educador e comunicador, Giannotti foi, dentre suas muitas atividades, militante na Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e criador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) junto com sua companheira de vida, Claudia Santiago. Como autor de livros deixou grande legado para a temática da comunicação popular e luta operária:

“O que é Jornalismo Operário”, “Collor, a CUT e a pizza”; “Trabalhadores da aviação: de Getúlio a FHC”, “A CUT por dentro e por fora”, “A CUT ontem e hoje”, “Cem anos de luta operária”, “Comunicação Sindical: a arte de falar para milhões”, “Muralhas da Linguagem”, “Dicionário de Politiquês”, “Manual de Linguagem Sindical” e “Força Sindical, a central neoliberal” foram alguns dos exemplos.

Aos 72 anos, Giannotti morreu em casa de causas naturais, na última sexta-feira (24/07), no Rio de Janeiro. Além da esposa, deixa dois filhos, Taiguara e André.

Últimas Notícias