Pesquisar

Notícias

Asfoc lamenta morte de trabalhador da COC

A Asfoc-SN lamenta profundamente a morte do trabalhador José Carlos Camello da Costa, da Casa de Oswaldo Cruz (COC). O sepultamento ocorre nesta segunda-feira (21/05), às 14h30, na capela 3 do Cemitério Jardim da Saudade-Sulacap – o Sindicato disponibilizará ônibus e a saída está prevista para as 12h30, da Estação do Trenzinho.  Neste momento de muita tristeza, o Sindicato se solidariza com as pessoas que conheceram e conviveram com Camello, em especial, a família, a equipe de trabalho, amigas e amigos.
 
Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e com Especialização em Conservação e Restauro de Documentação Gráfica, pela Escola de Artes Gráficas Teobaldo de Nigris e Felício Lanzar, Aber/Senai (2000), atuou como conservador e restaurador de documentos no Departamento de Arquivo e Documentação, da COC – onde se aposentou em 2012.
 
Camello construiu, tijolo por tijolo, a área de conservação documental na Casa de Oswaldo Cruz. Outros o seguiram, mas os mais antigos se recordam da sua insistência em desenvolver, com a Prefeitura do Campus, as mesas de sucção, as salas de higienização e várias outras ideias. Seu esforço e determinação nessas empreitadas; a forma como enfrentava a burocracia e o trato com os fornecedores, sem a menor arrogância ou grosseria; ou, ainda, a habilidade profissional para lidar com os chefes o tornaram um dos personagens mais valiosos da nossa história comum.
 
Atuou de forma maravilhosa na Comissão de Usuários da Expansão nos anos 1990 e 2000, períodos em que as instalações eram muito precárias. Sem ele nada seria o que é hoje. Era uma pessoa incomum.  Solidário, cuidava de todos. De gente e de bichos. Era o tratador dos cachorros da Expansão. Amigo dos seguranças, do pessoal da limpeza, dos pesquisadores. Gostava de cerâmica e aventuras. Nas montanhas da Ásia, passando pelo deserto de Atacama e Machu Picchu ou por boa parte das trilhas do Rio de Janeiro e do país ele encontrava prazer de conhecer e fazer amigos. Também era muito cuidadoso com a saúde, a alimentação e as pessoas. Um conservador de vidas! 

Últimas Notícias