Grupão e Assembleia são adiados
Em reunião no dia 8 de fevereiro, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, afirmou que, pelas dificuldades técnicas encontradas, o governo pretende trabalhar por uma recomposição das perdas da insalubridade após uma ampla discussão da reestruturação da carreira da Fiocruz, com impacto apenas para 2011. Embora o secretário considere difícil a construção de uma saída, ele se manteve aberto ao diálogo e se comprometeu a avaliar outras propostas que vierem a ser apresentadas pela a Asfoc-SN e a Presidência da Fiocruz.
Uma nova rodada de negociações entre Sindicato e Ministério do Planejamento foi marcada para o dia 23 de fevereiro. Nesta ocasião serão discutidas as possíveis alternativas para compensação e os pontos referentes à reestruturação da carreira a serem abordados, incluindo a possibilidade de reajuste salarial. A Asfoc e a Presidência da Fiocruz se reunirão antes da próxima reunião com o Planejamento.
Diante disso e por causa da proximidade do recesso do Carnaval, os diretores do Sindicato Paulo César Ribeiro e Paulo Garrido, presidente e vice, respectivamente, permanecerão esta semana em Brasília buscando intensamente a ampliação do arco de apoios nos Poderes Executivo e Legislativo, na tentativa de encontrar uma solução para a questão da compensação.
Também como agendado anteriormente, o Sindicato se reuniu nesta terça-feira (09/02) com a Secretaria Geral da Presidência da República com o intuito de avaliar os resultados da reunião no Planejamento. Neste encontro ficou acertado que a Secretaria Geral voltaria a fazer gestões no sentido de construir ambiente político favorável na busca de outras alternativas. Novo encontro foi marcado para esta quinta-feira (11/02), às 15 horas, para avaliar os movimentos realizados.
Também no dia de hoje (09/02) a Asfoc-SN foi recebida na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência pelo assessor direto do ministro Alexandre Padilha. A diretoria expôs a gravidade da situação e protocolou pedido de audiência urgente junto ao ministro. Foi protocolado ainda pedido de audiência com a Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Em ambos os casos, a diretoria aguarda a confirmação das agendas ainda para esta semana. Uma nova Assembleia será convocada para logo após a realização da reunião com Planejamento (23/02).
AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO: O Ministério do Planejamento assinou hoje (09/02) uma portaria reajustando o valor do auxílio-alimentação dos servidores do Poder Executivo Federal para R$ 304,00 – a medida será publicada na edição de amanhã (10/02) do Diário Oficial da União. Embora represente um significativo aumento do valor, não atingiu a reivindicação da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (Cnesf), que é obter a isonomia entre os Poderes. A Asfoc-SN continuará cobrando do governo para que isso seja alcançado.