Pesquisar

Notícias

Asfoc intensifica ações contra a Reforma Administrativa

O retorno das atividades no Congresso Nacional essa semana foi marcado por forte pressão dos trabalhadores contra a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional nº 32 (Reforma Administrativa), que ataca os servidores e atinge duramente os serviços públicos no País, e por manifestações em defesa da vida, dos SUS e da democracia. Desde segunda-feira (02/08), a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, e o vice, Paulo Garrido, intensificaram as ações por apoio de parlamentares e participaram de atos do Movimento Unificado da categoria.

Na quinta-feira (05/08), Dia Nacional da Saúde, a Frente pela Vida, que a Asfoc integra, entregou manifesto ao relator e demais integrantes da CPI da Pandemia. “Estamos hoje aqui, nesse dia tão emblemático, que também marca o nascimento de Oswaldo Cruz, em defesa do SUS e da democracia. Fiocruz unida pela vida”, destacou o vice-presidente da Asfoc.

Além de Paulinho, também participaram da entrega do manifesto o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, e os representantes da Frente pela Vida, Heleno Rodrigues Correa Filho, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), e Laila Salmen Espíndola, da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica.

“Queremos que todos os responsáveis pelas centenas de milhares de mortes e milhões de pessoas infectadas sejam responsabilizados. Ser houve crime, tem de se pagar”, Fernando Pigatto.

Também na quinta, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz esteve presente no ato “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem, na Praça das Bandeiras, em Brasília. “Valorizar as trabalhadoras e as trabalhadores da saúde, em especial a enfermagem! Em defesa da vida e da democracia, na luta sempre!”.

Na terça-feira (03/08), junto com a Internacional do Serviço Público (ISP), o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e outras entidades representativas dos trabalhadores, a Asfoc esteve em Ato na Esplanada dos Ministérios em defesa dos direitos e contra a PEC 32.

Na quarta (04/08), os representantes dos trabalhadores entregaram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), manifesto conjunto aprovado durante Encontro Nacional dos Servidores Públicos ocorrido em julho deste ano. No documento, a síntese das discussões entre mais de 5 mil inscritos, que se mostram contrários à PEC 32.

No encontro com os sindicalistas, Lira não conseguiu contra-argumentar o posicionamento dos trabalhadores e reafirmou que pretende votar a Reforma Administrativa até o final de agosto.

No entanto, o movimento unificado dos trabalhadores se mostra cada vez mais forte e se organiza para uma série de manifestações. Para discutir o calendário/agenda do Sindicato, a Asfoc fará uma Assembleia Geral, ainda virtual, na próxima quarta-feira (11/08). Fique atento à convocação e participe!

Veja as fotos das ações da Asfoc em Brasília!

Últimas Notícias