Assembléia é transferida para a próxima terça-feira (10/03)
Buscando alcançar resultados efetivos às vésperas do fechamento do próximo contracheque com relação ao risco de redução salarial em até 10% na remuneração dos servidores de nível intermediário, a Asfoc-SN intensificou suas gestões em Brasília.
Segundo informações da Presidência da Fiocruz, ainda não há decisão do Ministério do Planejamento sobre como proceder em relação ao pagamento do próximo mês. O Sindicato espera maior agilidade da Fiocruz e do Ministério da Saúde visando garantir que os trabalhadores não sejam penalizados com qualquer tipo de redução salarial e garantam informações efetivas sobre a questão junto ao Ministério do Planejamento.
Em reunião com o subchefe de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcos de Castro Lima, na terça-feira (03/03), os diretores do Sindicato Paulo Cesar de Castro Ribeiro e Paulo Garrido expuseram a ameaça do Ministério do Planejamento de fazer o pagamento dos servidores com base na tabela anterior à edição da Medida Provisória 441, o que geraria uma perda média de 8% na remuneração total do trabalhador de nível médio.
Marcos Lima se prontificou a levar a questão para uma reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (09/03) entre Casa Civil, Planejamento, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria Geral da Presidência e Gabinete do Presidente, onde participam os secretários executivos de algumas destas pastas, e encaminhar à ASFOC-SN uma posição sobre como o Ministério do Planejamento deverá proceder nesta questão. Além disso, afirmou que reforçará os pedidos de audiências da Asfoc com a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG e com o próprio chefe de Gabinete do Lula, Gilberto Carvalho, pedidos encaminhados pelo Sindicato logo após ter sido protocolada a carta ao presidente da República no dia 18 de fevereiro.
Paralelamente, a Asfoc ainda luta pela recuperação de dois pontos fundamentais para os trabalhadores da Fiocruz: a proporcionalidade da gratificação entre os níveis intermediário e superior e a aplicação dos adicionais de titulação por percentuais.
Nesta quarta-feira (04/03), o senador Paulo Paim (PT/RS) se prontificou a fazer pronunciamento favorável aos interesses do trabalhadores da Fiocruz, assim como o deputado Federal Chico Alencar (PSOL/RJ) confirmou aos diretores da Asfoc-SN que fará pronunciamento público pedindo ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que intervenha nestas questões dos servidores da Fundação.
O Sindicato priorizou as gestões junto aos líderes de partidos da base aliada e já tem agenda esta semana com o vice-líder do governo no Congresso, Walter Pinheiro (PT/BA), o líder do PMDB da Câmara, Henrique Alves (PMDB/RN) e o líder Brizola Neto (PDT-RJ). Foram contatados também os líderes Daniel Almeida (PCdoB/BA), Hugo Leal (PSC/RJ), Jovair Arantes (PTB/GO), Candido Vacareza (PT/SP) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), que ficaram de dar resposta sobre possíveis reuniões até esta quinta-feira. Nesta quarta-feira (04/03), a diretoria da Asfoc faz gestões no Senado. Por conta desses encontros, a Assembléia Geral foi transferida para terça-feira (10/03), às 13 horas, no auditório da Ensp.
Insalubridade – Na segunda-feira (02/03), a direção da Asfoc, acompanhada de dois representantes do Cesteh (ENSP/Fiocruz), esteve reunida com o assessor do gabinete do ministro do Trabalho, Anselmo Jund. Na pauta, a apresentação do projeto de avaliação dos processos e ambientes de trabalho da Fiocruz, que prevê a revisão dos conceitos, critérios, metodologia e laudos aplicados nos últimos anos para o pagamento do adicional de insalubridade, e o registro sindical da Asfoc-SN.
Na avaliação dos diretores do Sindicato presentes ao encontro, a recepção ao projeto apresentado foi muito positiva e poderá gerar desdobramentos favoráveis aos trabalhadores. O assessor ainda busca marcar reunião entre a Asfoc e o ministro Carlos Lupi para esta semana em Brasília.
ASSEMBLÉIA GERAL
TERÇA-FEIRA (10/03)
Horário: 13h
Local: auditório da Ensp
Sua participação é muito importante!