Pesquisar

Notícias

Asfoc cumpre intensa jornada em defesa dos serviços públicos, contra a Reforma Administrativa, pelos direitos de aposentadoria!

A Asfoc-SN participou de duas importantes agendas no último sábado (23/01): da carreata pela “Vacinação Já!” e da cerimônia de recepção da vacina de Oxford/AstraZeneca do Instituto Serum, na Índia. No domingo (24/01), foi iniciada mais uma Jornada de Lutas durante o Dia Nacional dos Aposentados – veja a homenagem do Sindicato (card) e a programação das atividades de mobilização.

Pela manhã, a presidente do Sindicato, Mychelle Alves, o vice, Paulo Garrido, e o diretor Carlos Fidelis Ponte estiveram presentes na passeata que percorreu várias ruas da cidade e ainda teve diversos outros motes: em defesa da ciência, saúde pública e do SUS – Não à Reforma Administrativa, pela vacinação gratuita para todos, volta às aulas presenciais só com a comunidade escolar vacinada e contra as privatizações.

O protesto ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro, bicicletas, carros e motos iniciaram a manifestação em frente ao Monumento Zumbi dos Palmares, no Centro, percorreram algumas ruas do Maracanã, na Zona Norte, e encerraram a atividade na altura da Central do Brasil. O congestionamento de veículos chegou a 4 quilômetros.

No carro de som, Mychelle Alves comemorou a chegada na sexta-feira (22/01) de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca no Brasil. “Mais uma conquista da ciência, da tecnologia e do sistema único de saúde. Viva o SUS! Viva a Fiocruz! Em defesa da vida sempre! Seguimos na luta e na resistência”, afirmou.

Terminada a atividade, ela e Paulo Garrido ainda foram entrevistados pela GloboNews. No depoimento ao canal de televisão, Paulinho afirmou que a Jornada de Lutas convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) é uma “mobilização em defesa da vida”.

Na tarde de sábado, eles participaram ainda da cerimônia de recepção das vacinas de Oxford/AstraZeneca, na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. O evento também marcou o início da vacinação no Brasil.

Representando todos os trabalhadores da Fiocruz, o médico Estevão Portela (INI) recebeu a primeira dose do imunizante no país – além da pneumologista Margareth Dalcolmo (Helio Fraga) e Sarah Ananda Gomes, coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Todos atuam na linha de frente da assistência a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia.

FSM – A agenda de mobilização continua nesta terça-feira (23/01), quando será realizada a Mesa virtual do Fonasefe no Fórum Social Mundial, “Trabalhadores dos Serviços Públicos Federais na Luta pela Democracia e pela Vida”.

Com três painelistas indicados pela Asfoc-SN, o debate contará com Mychelle Alves, Lúcia Souto (presidente do Cebes), Gulnar Azevedo (presidente da Abrasco), além da representante da Fasubra no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Jupiara Castro. O evento digital iniciará às 10 horas e será transmitido pelo site do Fórum Social Mundial (WSF2021.net), Facebook da Asfoc (@asfocsn) e YouTube de outras entidades que compõem o Fonasefe. 

A atividade faz parte da Jornada de Lutas em defesa da vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações – e terá prosseguimento em 1º de fevereiro, com carreata em todos os estados, às 10 horas. Na mesma data, haverá também um Ato em Brasília, na porta do anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 14 horas, para entrega de manifesto aos candidatos a presidente do Legislativo e início de vigília, além de panelaço nacional, às 20 horas.

Clique aqui para ver algumas fotos da carreata!

Últimas Notícias