A Asfoc condena a agressão de policiais militares a uma advogada (doutoranda da Fiocruz), um jornalista e dois entregadores de comida por aplicativo, quinta-feira (03/06), no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a doutoranda da Fundação Vanessa Lima, os policiais decidiram priorizar a retirada de uma bicicleta por aplicativo a um casal – em detrimento a outros entregadores de comida por aplicativo. Uma das trabalhadoras não concordou com a ordem. Depois disso, os policiais teriam começado a agredi-la – e outros entregadores decidiram defendê-la.
Entre as pessoas na fila para usar o serviço de aluguel de bicicletas estava Vanessa Lima. Ela tentou mediar o conflito e teria sido agredida e presa por questionar a prisão dos dois entregadores. Um jornalista que passava pelo local também se envolveu na confusão e ainda teria sido agredido e preso pelos PMs.
A Asfoc, em contato permanente com Vanessa Lima, presta solidariedade à doutoranda da Fiocruz e aos entregadores de comida por aplicativo.