A Asfoc-SN esteve presente na abertura do ano letivo da Fiocruz na manhã desta sexta-feira (10/03), representada pela presidente Justa Helena Franco, que deu as boas vindas aos alunos.
“Podem contar com nosso apoio e nosso espaço, o Sindicato se coloca ao lado não somente do trabalhador, mas de todos que compõem esta casa, ” explicou Justa, ao abrir a mesa.
A desigualdade de gênero também foi abordada na cerimônia, lembrada pelo Dia Internacional da Mulher com destaque para três mulheres compondo a mesa (Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, Justa Franco, presidente da Asfoc, e Maria Fantinatti da direção da Associação de Pós Graduação) e um homem, Manoel Barral (vice-presidente de Educação e Informação e Comunicação da Fiocruz).
Justa ainda aproveitou a data para reforçar a necessidade de união contra as reformas propostas pelo governo: “ As mulheres precisam mais do que nunca estarem unidas! E mostrar sua força contra as reformas que estão em curso, principalmente a da Previdência. A PEC 287/16 que penaliza ainda mais as mulheres. A retirada dessa reforma é uma das principais mobilizações do nosso sindicato. ”
Após a cerimônia de abertura foi projetado um vídeo em homenagem às mulheres que se destacaram na ciência em nosso país neste século, seguida de duas palestras que abordou o tema: A ciência brasileira e o enfrentamento da situação de Emergência em Saúde, proferida pelas pesquisadoras da Fiocruz Celina Turchi e Ana Maria Bispo.
Estiveram presentes também o vice presidente Paulo Garrido e o diretor de comunicação Gutemberg Brito
#AsfocSN #NenhumDireitoaMenos #ContraReformadaPrevidência
Foto: Mario Cesar