Pesquisar

Notícias

Asfoc cobra esclarecimentos urgentes sobre contraproposta do MGI

Em regime de reunião permanente desde o início das negociações com o MGI, a Diretoria da Asfoc recebeu no final de sexta-feira, 28, a contraproposta da Mesa Específica. Após oito anos sem interlocução nem progressos reais para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, a contraproposta acatou parcial ou integralmente as reivindicações da Asfoc, com ganhos reais para o vencimento e redução de desigualdades históricas entre níveis, carreiras, ativa e aposentados. 

No Grupão nesta terça, 02, às 13h30, os tópicos negociados pelo sindicato e incorporados pelo MGI serão apresentados e discutidos. Entre os avanços, estão o reajuste extensivo a aposentados, o aumento da proporção entre vencimento básico e gratificações e, é claro, a implementação do RRA, prioridades resgatadas pela atual gestão da Asfoc.

Mas nem tudo são flores: a primeira análise da Executiva Nacional mostrou que o rebaixamento na entrada das carreiras – superado no debate na Mesa – continua na redação do ministério. A requisição das informações sobre estes e outros tópicos foi concluída ontem à noite e protocolada hoje, em Brasília.

No início da noite, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido,  se reuniu emergencialmente com a presidência da Fiocruz, para “convergir na cobrança ao MGI do que foi tratado na Mesa”.  Para ele, não pode mais continuar sendo uma questão do quê, e sim de como e de quando serão implementadas as propostas.  “É isso que nossos trabalhadores querem saber nos grupões, na assembleia”, pontuou o presidente do sindicato, Paulo Garrido.

Informes das mesas interna e com o MGI serão publicados ao longo da semana.

Fique ligado nas mídias sociais da Asfoc e acompanhe a evolução das negociações.

Últimas Notícias