A Asfoc-SN conseguiu, ontem (01/09), importante apoio do Ministério da Saúde (MS) em relação à questão do aperfeiçoamento da carreira. Durante reunião com a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Elizabete Mateus, os diretores do Sindicato expuseram os movimentos sobre o assunto e a representante do MS se comprometeu a encaminhar mediação de dois pontos junto ao Ministério do Planejamento: a regulamentação da licença sabática – minuta de Decreto encontra-se há mais de um ano pronta para publicação – e a mudança na Lei 11.355 para ampliar os critérios de concessão da RT e GQ.
Como essa última questão ainda ficará dependendo de regulamentação posterior, Elizabete disse que “podemos buscar avanços para encaminhar essa mudança ao Legislativo o quanto antes”.
Nova reunião no MS para acompanhar os entendimentos entre os ministérios ficou agendada para o dia 24 de setembro.
Campanha Permanente contra os Agrotóxicos se reúne com presidente da Anvisa

Representantes da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, dentre eles da Asfoc-SN, Fiocruz e Abrasco, estiveram reunidos na última sexta-feira (29/08) com o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Entre os assuntos discutiu-se a defesa de um projeto de lei que proíba a pulverização aérea e o fluxo melhor definido nas notificações sobre casos de intoxicações por agrotóxico.
Durante o encontro, o presidente, que permanecerá no cargo da agência até o dia 10 de outubro, sugeriu que fosse solicitada nova reunião com a diretoria colegiada da Anvisa e ressaltou a importância das entidades sindicais e da sociedade civil organizada manterem a pressão sobre as várias pautas e ações de impacto na sociedade.