Pesquisar

Notícias

Asfoc participa de Ato em defesa do SUS e contra o desmonte da Saúde no Rio de Janeiro

A Asfoc-SN participou do Ato Unificado em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em frente à Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, na manhã desta segunda-feira (11/11). O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, em entrevista concedida ao RJ1, da TV Globo, cobrou do prefeito Marcelo Crivella respeito e transparência com a coisa pública.

“O direito dos trabalhadores tem que ser respeitado e o serviço público de qualidade à população tem que ser garantido”, afirmou.

O Ato contou com profissionais da Saúde, como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros e outros. Os profissionais cobraram do prefeito o pagamento dos salários atrasados, a necessidade de abastecer as unidades de Saúde com insumos – remédios e materiais básicos estão em falta – e sobre as tentativas de fechar as Clínicas da Família.

Com palavras de ordem, os manifestantes permaneceram no local mesmo sob forte chuva no Rio de Janeiro. “A nossa luta é todo dia, Saúde não é mercadoria!”, conclamaram.

De acordo com um levantamento feito pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio, em um ano, a cobertura de atendimento em Saúde da Família na cidade caiu de 70% para 53%.

Clique aqui para ver as fotos da manifestação!

Veja também a reportagem do RJ1!

Últimas Notícias