CD Fiocruz aprova mudança por unanimidade
O Conselho Deliberativo da Fiocruz, em reunião extraordinária ontem (18/08), definiu o adiamento do VI Congresso Interno para a semana de 18 de outubro. A decisão, em conformidade com o entendimento dos trabalhadores da Fundação, dará mais tempo de discussão interna, principalmente em relação ao Plano Quadrienal, e será importante para o amadurecimento de todas as questões levantadas até o momento.
Após a última Assembleia Geral (12/08) da Asfoc, que deliberou pela defesa do adiamento da discussão do PQ, a Presidência da Fiocruz convocou o CD extraordinário na busca de um entendimento entre os conselheiros. Antes, porém, aconteceu uma reunião entre o Sindicato e a Presidência da Fiocruz. No encontro, pactuou-se que o adiamento do Congresso contemplaria a expectativa dos trabalhadores.
O Sindicato, que manterá os grupões semanais até o Congresso, entende que tal decisão valoriza e fortalece o modelo democrático na instituição. A Asfoc se mostrou coerente na defesa da visão dos trabalhadores e o CD teve sensibilidade para perceber os anseios de seus servidores.
A Asfoc enaltece a ampla participação dos trabalhadores em suas Unidades, que já garantiram relevantes contribuições, mas ressalta que a partir de agora será fundamental nos debruçarmos mais detalhadamente sobre o Plano Quadrienal e as outras propostas em discussão.
De acordo com o novo calendário, um outro documento consolidando todas as contribuições enviadas será apresentado à comunidade no dia 30 de agosto – a Comissão Organizadora do Congresso poderá receber mais contribuições até o dia 17 de setembro. O documento final, que servirá de base para a Plenária, deverá ser divulgado no dia 4 de outubro.
Agenda Asfoc-SN
20/08 – Grupão, às 9h30, na sede do Sindicato
20/08 – reunião Fórum Nacional pela Reforma Agrária, às 13h, na sede do Sindicato
25/08 – reunião com a SRH do Planejamento (Brasília)
26/08 – Grupão, na sede do Sindicato